Inserção de jovens · 26/05/2021 - 10h06

PI: programa Novos Caminhos abre portas para o mercado de trabalho


Compartilhar Tweet 1



Com a inserção socioprodutiva de jovens e trabalhadores e também a alavancagem da produtividade e competitividade de diversos setores da economia, o Programa Novos Caminhos começa a colher frutos na sociedade piauiense. Estudantes de várias partes do Estado começam a buscar oportunidades no mercado de trabalho, após iniciarem um dos cursos técnicos ofertados pelo programa.

Isabelly Cristina do Rego Leite é uma das 23 alunas do Curso Técnico em Comércio, ofertado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri. A jovem comemora seu primeiro emprego.

“Atualmente trabalho em minha cidade, na área do meu curso de Comércio, em uma distribuidora. Essa é uma das minhas maiores conquistas. Agradeço primeiramente a Deus, depois ao Curso Técnico em Comércio que enriqueceu muito o meu currículo e por fim a dedicação de nossa professora mediadora, Lana Carvalho”, relata a estudante.

O Programa Novos Caminhos está sendo executado em 28 municípios, beneficiando no total 800 estudantes. Na 3ª Gerência Regional de Educação (GRE) são duas turmas, a de Piripiri e o Curso Técnico em Meio Ambiente, com 21 alunos, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Angelina Mendes Braga, localizado em Pedro II.

O orientador regional da 3ª GRE, José Daniel dos Santos, destaca que o programa oferta cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma concomitante ao Ensino Médio, pela Rede Estadual de Educação em parceria com a Secretaria Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação.

“A oportunidade agarrada por Isabelly é só a primeira de muitas que surgirão para nossos estudantes, que apostam no ensino técnico como forma de adentrar no mercado de trabalho. A Seduc não tem medido esforços na implementação de programas como esse, como alternativa para nossos jovens”, finaliza o orientador.


Fonte: Governo do Piauí

Comentários