Pleno exercício de cidadania -

TRE-PI e OAB-PI firmam parceria voltada à acessibilidade na votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí, firmaram parceria com vistas a ampliação das ações de acessibilidade no âmbito de atuação do tribunal, da OAB-PI e também voltado às Eleições 2020.

A iniciativa tem como objetivo de garantir o pleno exercício de cidadania de todos os cidadãos no processo eleitoral.

Um dos resultados concretos da iniciativa foi um vídeo do professor de libras Diego Herbert Rodrigues da Silva, ensinando aos mesários alguns sinais básicos para facilitar a comunicação deles com algum eleitor deficiente auditivo na seção eleitoral, divulgado nas redes sociais do TRE-PI e da OAB.

Outro exemplo foi a presença de um intérprete de libras durante todo o evento público realizado neste sábado (14), de sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas de votação serão auditadas no domingo (15), dia das eleições em primeiro turno.

Mais uma ação inclusiva de acessibilidade, desenvolvida pela Justiça Eleitoral, é a adoção do recurso de sintetização de voz, nessas Eleições 2020. Trata-se de uma tecnologia que transforma texto em som e permite ao eleitor deficiente visual ouvir, além dos números que estiver digitando na urna eletrônica de votação, o nome do candidato no qual está votando, trazendo maior segurança e garantindo ao eleitor maior certeza quanto ao destinatário do seu voto.

Fonte: TRE-PI

Comentários