Saiba quem é Teônia: conhecida como a soldada de Wellington Dias e pupila de Rafael Fonteles
Com apenas 27 anos, Teônia Pereira (PT) desponta como um dos grandes destaques da corrida eleitoral para a Câmara Municipal de Teresina. Sua candidatura se destaca não só por ela ser a mais jovem da federação, mas também por sua inteligência, articulação política e determinação em representar os anseios da população.
Teônia nasceu e foi criada na periferia de Teresina, filha de mãe solo, e teve sua avó como sua maior influência. Foi a primeira mulher de sua família a ingressar numa universidade federal, formando-se em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí. Para ela, essa conquista não foi apenas pessoal, mas simbólica para todas as mulheres que enfrentam adversidades para garantir o acesso à educação e melhorar de vida.
Sua trajetória de militância e liderança começou na universidade, onde organizou movimentos estudantis. Em 2019, recebeu uma carta do ex-presidente Lula, que a inspirou a filiar-se ao Partido dos Trabalhadores. A partir desse momento, sua força política ganhou notoriedade, especialmente por estar alinhada a grandes nomes da política nacional e estadual, como o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles.
Teônia considera Wellington Dias uma figura central em sua formação política. Ela destaca que a relação com Wellington vai além do apoio eleitoral; ele foi o primeiro líder a acreditar no seu potencial e a incentivá-la a seguir na política. Para o ex-governador e atual Ministro do Desenvolvimento Social, Teônia representa o futuro da política local: “Teônia é uma jovem cheia de energia para trabalhar e uma capacidade de articulação extraordinária. Alguém que tem experiência tanto na área da educação, quanto no acompanhamento de várias ações sociais. Ela tem uma sensibilidade social muito grande”, destaca Dias.
Além de sua ligação com Wellington, Teônia também é próxima ao governador Rafael Fonteles, a quem ela considera seu mentor político. Essa conexão com grandes lideranças mostra que Teônia tem não só apoio político, mas também uma rede de articulação forte para implementar suas propostas.
Teônia traz para a política bandeiras que refletem sua própria trajetória. Defensora da juventude, das mães solo e do público LGBTQIA+, ela se compromete em representar os que muitas vezes são esquecidos pelos poderes públicos. Uma de suas principais propostas é transformar Teresina em uma cidade mais inclusiva, com mais oportunidades de lazer e cultura para os jovens, além de garantir direitos e suporte às mães solo e atípicas, uma causa que lhe é muito cara.
Teônia afirma que é preciso renovar a política, e para isso, jovens como ela devem ocupar espaços de poder. "Se quem mais morre e sofre são os jovens, quem deve resolver esses problemas somos nós", diz ela. Assumidamente bissexual, Teônia também luta por uma cidade mais diversa e sem tabus, onde todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.
Envie sua pauta através do (61) 99650-2473.