Saúde da mulher -

Pílulas anticoncepcionais podem causar efeitos colaterais como a trombose

Os contraceptivos orais são utilizados por muitas mulheres como prevenção da gravidez, e como qualquer outro remédio possui efeitos colaterais. Um deles é a trombose, caracterizada pela obstrução parcial ou total de veias ou artérias por coágulos sanguíneos em determinada região do corpo. Entre os membros mais afetados estão as pernas, causando dor e inchaço.

De acordo com a ginecologista do Uniplam, Fabiana Lins, as pílulas anticoncepcionais possuem uma substância que altera o sistema de coagulação. Quando a dosagem é alta (50mcg ou mais) existe maiores chances de contrair a trombose. Os pacientes que possuem fatores de riscos, como obesidade e tabagismo, também estão mais suscetíveis a contrair a doença.

"O etinilestradiol, que é o tipo de estrogênio que normalmente compõe as pílulas anticoncepcionais combinadas, induz alterações significativas no sistema de coagulação, culminando no aumento da geração de trombina e fatores de coagulação, além da redução dos inibidores naturais da coagulação, produzindo um efeito pró-coagulante leve. Vale ressaltar que todas as pílulas combinadas e disponíveis hoje no mercado contêm, no máximo, 35mcg de etinilestradiol, o que significa uma baixa dosagem", explicou a médica.

A especialista pontua ainda medidas que podem ser tomadas pelo público feminino para diminuir a contração de doenças advindas dos efeitos colaterais das pílulas. "Evitar ganho excessivo de peso, não fumar, ter uma alimentação balanceada, não ficar muito tempo imobilizada e praticar atividades físicas. Além disso, após uma cirurgia, voltar rapidamente a se movimentar e se passar muito tempo em pé ou sentada, usar meias elásticas", declarou.

Alguns sintomas devem servir como alerta, entre eles: dor, inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão nos membros. "Se esse sinais e sintomas forem assimétricos, ou seja, acometendo apenas uma das pernas, por exemplo, aumenta ainda mais a suspeita de trombose", alerta a ginecologista.

Nos casos de diagnóstico positivo para a trombose, a paciente deve repousar, utilizar medicamentos anticoagulantes e meias elásticas. Em casos mais graves será necessário intervenção cirúrgica.

Fonte: AsCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco