Relatório Global Gender · 15/07/2017 - 11h41

Mulheres no Poder: empresas lideradas por elas são mais rentáveis, diz estudo

Mulheres no Poder: empresas lideradas por elas são mais rentáveis, diz estudo


Compartilhar Tweet 1



No entanto, a presença de mulheres em cargos de liderança ainda é baixa: 79% dos principais líderes empresariais do mundo todo são homens

De acordo com o Relatório Global Gender Diversity 2016, elaborado pela Hays, as empresas com maior diversidade de gênero não apenas são mais rentáveis como contratam e retêm mais os melhores profissionais. No entanto, as mulheres ainda têm menor presença no local de trabalho, recebem salários mais baixos e ocupam menos cargos de responsabilidade que os homens.

O estudo revela que, embora a maioria das mulheres seja ambiciosa para progredir na carreira, 47% delas sentem que não têm a oportunidade de fazê-lo. Entretanto, foi revelado que a presença de mulheres em cargos altos, além de ajudar a aumentar a percepção feminina de sobre oportunidades de carreira, também aumenta a percepção delas sobre igualdade salarial.

Igualdade salarial para quem?

Em termos de salário, falamos há pouco tempo sobre as grandes diferenças, mas parece que os números não são o suficiente para tornar o mundo consciente dessa discriminação. Tanto é assim que, como mostrado na pesquisa, na Espanha, 72% dos homens acham que existe igualdade salarial entre os sexos, em comparação com 42% das mulheres que pensam o mesmo.

Que a existência de políticas de igualdade de gênero tem um impacto positivo sobre homens e mulheres, é um fato. Elas ajudam a aumentar a positividade em três aspectos fundamentais: a autopromoção de funcionários, percepção da igualdade salarial e oportunidades de carreira. Portanto, é necessário que as entidades se mobilizem em busca de uma política de empresa mais igualitária.