Alunos descobriram uma nova paixão -

Xadrez é importante para o desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal

Os alunos da Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, localizada no Parque Brasil III, zona Norte de Teresina, descobriram uma nova paixão: o xadrez. Os alunos viram no jogo algo muito além de um tabuleiro e peças a serem movimentadas. Descobriram uma maneira de controlar suas emoções, desafiarem a si mesmos e treinar habilidades da matemática por meio do cálculo que o xadrez oferece.

Foto: DivulgaçãoXadrez é importante para o desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal
Xadrez é importante para o desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal

A escola, que já tem fama de levar troféus com os alunos nos torneios, busca neste ano conquistar mais um título para sua coleção. A diretora da escola, professora Lindoneide Oliveira, ressalta que “o aluno se reinventa no esporte, ele se descobre e traz o real potencial que antes estava escondido”. Os professores da disciplina, Dalriana, Lígia, Paulino e David recebem orientações mensais do Centro de Formação Professor Odilon Nunes, no bairro Marquês, sob a coordenação da professora especialista, Hildamara.

A paixão pelo xadrez desses novos alunos de 2024 foi despertada após a exibição do filme “Jogada de Rei”, no primeiro dia de aula. O filme foi uma ferramenta para aproximar os alunos para o jogo e mostrar que, no tabuleiro, um passo em falso, mal pensado, pode custar caro como na vida real.

Para seguir com o roteiro de estudos, os alunos adquiriram o livro “Para Aprender Xadrez”, do enxadrista Adriano Caldeira, com o cronograma de aulas teóricas e práticas.

Para o professor David Carvalho, graduado em Letras Português e pós-graduando em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho, oferecido pela UFPI, o xadrez tornou-se a poesia moderna concreta que se reinventa em cada movimento. É um duelo constante entre as peças, os versos e as sensações que despertam no jogador.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco