
Washington Bandeira destaca formação de professores e combate à desigualdade na educação
Com foco na melhoria da alfabetização nas redes públicas municipais, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) promoveu nesta quarta-feira (14/05), em Teresina, o 1º Encontro Formativo Presencial da Rede Nacional de Articulação da Alfabetização (Renalfa 2025). Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Undime-PI, o evento reuniu mais de 350 articuladores regionais e municipais no Blue Tree Towers Rio Poty para dois dias de formação intensiva, palestras, oficinas e alinhamento de estratégias educacionais.
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, reforçou durante sua fala o compromisso do Piauí com a alfabetização plena das crianças até o fim do ciclo inicial do ensino fundamental, destacando a necessidade de uma abordagem baseada em dados e atuação personalizada:

"Os alfabetizadores e articuladores dessa rede precisam atuar de forma cada vez mais estratégica, analisando os dados de cada município e identificando as crianças ainda em nível de preleitura. Nosso objetivo é garantir que todas estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, alcançando a meta de 100% de alfabetização até 2026/2027”, afirmou.
O secretário também destacou a importância de formar educadores dentro de uma perspectiva de equidade racial, em consonância com a palestra da ex-ministra Nilma Lino Gomes, que abordou a urgência de uma educação antirracista e inclusiva nas escolas públicas:
“A presença da ex-ministra Nilma é fundamental. Ela nos traz uma discussão necessária sobre educação para as relações étnico-raciais. Precisamos garantir que nossos professores também estejam preparados para lidar com essa realidade de forma sensível e responsável”, completou Bandeira.
O encontro integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), e teve como um dos principais objetivos a reelaboração dos Planos de Trabalho Anual (PTA) de 2025, com foco na recomposição das aprendizagens, equidade educacional e no fortalecimento da gestão escolar.
Com a presença de representantes de todas as regiões do estado, o evento reforça o esforço coletivo e coordenado do Piauí para garantir uma alfabetização de qualidade e socialmente comprometida com a diversidade e a inclusão.