Último dia de programação -

'UESPI Dialoga' debate sobre a importância dos projetos de extensão

Com o objetivo de compartilhar as informações relativas aos processos e atividades dos órgão da instituição, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza o último dia de programação do UESPI Dialoga: Ensino, Pesquisa e Extensão, no campus Poeta Torquato Neto- Teresina. O evento foi destinado a debates sobre assuntos relacionados à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).

Na oportunidade, a roda de conversa do evento propôs discutir a temática de Curricularização da Extensão no Piauí e no Brasil. Além disso, através de uma apresentação cultural, o diretor do grupo de Teatro da UESPI, Moisés Chaves, em parceria com o músico Wilsef Lago destacou a importância da arte piauiense.

“Devemos valorizar nossos músicos locais”, disse Moisés Chaves

Segundo a pró-reitora da PREX, Maria da Cruz Laurentino, desde ontem (28), está sendo promovido no evento a socialização de ações extensionistas sobre os projetos de extensão da universidade, assim como a exibição das pesquisas dos trabalhos PIBEU 2018/2019.

“O UESPI Dialoga propicia um momento de conversa entre toda a comunidade acadêmica. Com isso, a gente pretende averiguar os processos de Extensão em termos globais, assim como moldar perspectivas para nossa universidade. Esse é uma passo importante para a instituição, pois mostra a grandeza e o esforço do nosso trabalho”, destaca.

A presidente do Fórum de Pró-reitorias e Pro-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras Forproex (Nordeste), Dra. Adriana dos Santos, ministrou a palestra com o tema: Curricularização da Extensão no Brasil. “Falamos sobre como está o processo denominado de creditação da Extensão, e quais são os desafios que as universidades públicas estão passando para operacionalizar no mínimo 10% da carga horária curricular de todos os cursos de graduação com atividades de extensão a partir de 2021. Dessa maneira, cresce o professor, aprende em outro processo formativo o aluno, e a sociedade se desenvolve”, explica.

O aluno do curso de Direito da UESPI, Kaytson Wesllen, disse que o Dialoga propõe discutir o tripé universitário: Ensino, Pesquisa e Extensão. Para a mediadora da mesa, professora do curso de Fisioterapia da UESPI, e também representante do Comitê de Ética e Pesquisa, Dayse Ikêda, o evento é de fundamental importância, pois agrega as Pró-reitorias em virtude de debates enriquecedores.

A programação do evento continua nessa tarde, a partir das 14h, no Laboratório de Artes da UESPI. Durante a palestra e mesa coordenada, haverá a presença de egressos da instituição com relatos de experiências, bem como da coordenadora do Programa de Acompanhamento ao Egresso, professora Dalva Stela.

Fonte: Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco