Apresentar recurso -

Termina nesta quarta o prazo para solicitar atendimento especializado no Enem 2025

O prazo para solicitação de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 encerra nesta quarta-feira (02/07). Candidatos que tiverem o pedido indeferido ainda podem apresentar recurso, desde que enviem documentação comprobatória que justifique a condição informada na inscrição. As informações são da Agência Brasil.

O envio deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2MB. Os documentos precisam ser legíveis, em língua portuguesa, e conter as seguintes informações:

Nome completo do candidato;

Diagnóstico da condição alegada e/ou o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10);

Assinatura e identificação do profissional responsável (com CRM, RMS ou registro no órgão competente).

Laudos incompletos serão desconsiderados.

Quem pode solicitar?

Têm direito ao atendimento especializado pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos, autistas, disléxicos, pessoas com TDAH, entre outros casos previstos no edital.

Se o recurso for aceito, o candidato poderá contar com adaptações como:

  1. Provas em braile ou ampliadas;
  2. Sala individual;
  3. Tempo adicional;
  4. Leitor de tela;
  5. Mobiliário adaptado;
  6. Guia-intérprete;

Uso de recursos como bomba de insulina, bolsa de colostomia, máquina de escrever em braile, entre outros (todos inspecionados no dia da prova).

Datas das provas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas em 9 e 16 de novembro em todo o país. Excepcionalmente, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da COP30, que acontecerá em Belém no mesmo período.

Sobre o Enem

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado para acesso ao Sisu, Prouni, Fies e também a instituições de ensino em Portugal conveniadas ao Inep. A nota também pode ser usada por maiores de 18 anos para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco