Pela Semec · 11/08/2019 - 12h50

Terceira formação da EJA destaca aprendizado significativo para o aluno


Compartilhar Tweet 1



Planejar novas ações para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi o foco da terceira formação de 2019 organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) esta semana.

O encontro aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes com a participação de diretores escolares, pedagogos, professores, colaboradores da EJA e equipe ALFASOL.

A formação propôs reflexões sobre os processos de aprendizagens significativas, pensando em ações de articulação entre os sujeitos. A ideia é manter o aluno como protagonista dos projetos e dar sentido ao conteúdo de sala de aula a partir das vivências reais desses jovens e adultos.

A programação incluiu oficinas para os professores potencializarem as habilidades dos estudantes com material diferenciado, utilizando fotos, música, pintura e o constante estímulo à leitura e escrita. O encontro também foi para avaliar a aplicação das ações planejadas no início do ano, onde os participantes trocaram experiências para melhorar as práticas.

Para Eronita Borges, professora de EJA das escolas municipais São Sebastião e O.G. Rêgo de Carvalho, as formações trazem novas ideias. “Participo de todos os encontros e acredito que cada um tem uma contribuição diferente para meu trabalho. Estamos agora falando muito sobre interdisciplinaridade, uma formação mais completa do aluno. Essa troca de vivências abre nossa mente”, disse.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Comentários