Violência contra meninas -

Sempi e Seduc fortalecem parceria por escolas mais seguras e livres de violência de gênero

O papel transformador da educação no enfrentamento às violências que atingem crianças e adolescentes foi o foco do I Seminário Meio-Norte para Formação de Professores da Educação Básica sobre o Enfrentamento às Violências (I Semprev), realizado nesta quinta-feira (03/07), no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) marcou presença na abertura do evento, com destaque para a participação da coordenadora de Educação e Cultura do órgão, Erika Ruth. Ela compôs uma das mesas de debate e reforçou a importância de políticas educacionais que atuem na raiz das violências que afetam principalmente meninas em idade escolar.

Foto: Divulgação / Ascom SempiAscom Sempi

“A escola não pode ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas também um ambiente de resistência e reconstrução de valores. É preciso questionar as estruturas históricas que perpetuam a objetificação e a violência contra meninas. Educadores e educadoras devem ser agentes ativos de transformação”, ressaltou Erika Ruth durante sua fala.

A mesa-redonda também reuniu representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), como Mayra Soares Veloso, Simone Kelly dos Santos Medeiros Leal e Adriana Gonçalves de Oliveira. A mediação ficou por conta de Katiana Oliveira Dias, que conduziu o diálogo sobre os desafios do enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil no contexto escolar.

A iniciativa faz parte de uma agenda conjunta entre a Sempi e a Seduc-PI, que visa construir uma rede de proteção dentro das instituições de ensino, promovendo uma cultura de paz, equidade e respeito. A proposta é integrar ações de prevenção à violência de gênero desde os primeiros anos de formação escolar.

O I Semprev tem como público-alvo professores da educação básica e busca oferecer subsídios teóricos e práticos para que a escola se consolide como espaço seguro e acolhedor, livre de todas as formas de violência.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco