Salão do Livro do CETI José Narciso da Rocha Filho destaca a literatura do Piauí
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, realizou, na última quarta-feira (29/11), a abertura do Salão do Livro da instituição, o SALIJONAR. O evento chega a sua VI edição reverenciando nomes da literatura brasileira e trazendo destaque para os escritores piauienses e piripirienses.
Com uma programação de três dias e tendo como público-alvo toda a comunidade da região, o SALIJONAR tem como objetivo ampliar o acesso à literatura incentivando o hábito da leitura por meio de discussões literárias. Este ano, o evento homenageia a escritora piauiense Rita de Cássia Escórcio e conta com atividades como declamação de poesias, exposição de desenhos e fotografias, palestras, rodas de conversa, oficina de musicalização, vendas de obras literárias, apresentações musicais e momentos de autógrafo com a escritora homenageada.
Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Evelyn Lopes, o Salão do Livro é muito importante para estimular toda a comunidade ao hábito da leitura. “O evento é muito rico. Nós temos a oportunidade de ouvir muitas palestras, rodas de conversas, oficinas e tudo isso tem elevado ainda mais o nosso conhecimento como alunos”, disse a adolescente.
Rita Escórcio é escritora da obra “Atos Poéticos”. Em sua fala durante a participação na abertura do Salão do Livro, a escritora descreveu a emoção de estar sendo homenageada e reconhecida pelo CETI José Narciso. “Me sinto lisonjeada em estar recebendo esta homenagem. Sou piripiriense de coração e ser reconhecida pelo meu trabalho como escritora me fortalece para continuar na vida literária”, disse ela.
A diretora do centro educacional, Inêz Araújo, destacou a importância do projeto para o público. “O SALIJONAR tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade da relevância do ato de ler, para alcançar competências essenciais, para a vida produtiva de qualidade e promoção da cidadania”, frisou a gestora escolar.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca o fortalecimento de projetos para incentivar à leitura no cotidiano da escola. “O nosso principal objetivo é conceder aos alunos, os grandes protagonistas, a oportunidade de desenvolverem seus talentos. Temos incentivado a cultura da leitura no ambiente escolar, que é essencial para enriquecer o conhecimento dos estudantes. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou.
Fonte: Seduc