10ª edição -

Projeto 'Mostra das Profissões' em Teresina orienta estudantes na escolha de carreira universitária

Com o intuito de orientar os estudantes na seleção de suas futuras carreiras, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, situado na região sul de Teresina, está promovendo o projeto mostra das Profissões. Em sua 10ª edição e com a temática “O conhecimento lhe proporciona experiências incríveis", o evento promove palestras e orientações vocacionais aos mais de 100 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, entre os dias 23 e 26 de setembro.

A ação apresenta aos alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as diversas possibilidades de cursos superiores, trazendo ex-alunos para compartilhar suas experiências vividas na escola, na escolha da profissão e na vida universitária. Com as atividades, os alunos têm a chance de tirar todas as dúvidas existentes, relacionadas à profissão que é de seu interesse, além de trazer um leque de opções para aqueles que ainda não têm certeza sobre qual carreira profissional seguir.

Para a estudante Bárbara Carvalho Veloso, é muito importante a oportunidade que a escola oferece de orientar na escolha de sua profissão. “Esse projeto é muito interessante, principalmente, nessa reta final da 3ª série em que estamos todos juntos naquele nervosismo, esperando tanto para chegar o Enem para decidir o seu curso e ir para a universidade. Com essas palestras que estamos observando, ouvindo e aprendendo um pouco mais, nós ficamos menos nervosos pelo que vem pela frente. Essa escolha é um grande passo para a vida adulta e para o mercado de trabalho, então esse projeto se torna de grande importância para o nosso futuro”, afirma a aluna.

De acordo com a diretora do centro de ensino, Djanira Alencar, o projeto é desenvolvido desde 2010 e busca atender às necessidades dos estudantes para a abordagem das profissões, priorizando os próprios alunos egressos para apresentarem as profissões e experiências acadêmicas aos estudantes integrados na instituição.

“A cada ano nós fazemos a escolha de uma temática que está mais voltada para a realidade deles. O interessante desse projeto é que ele traz as experiências dos nossos ex-alunos que estão a concluir ou que já concluíram o curso superior, trazendo as informações de forma que os alunos se familiarizam com essas experiências, já que os nossos ex-alunos já passaram por todo esse processo que os nossos atuais alunos estão passando agora. Eles tiveram essa realidade aqui dentro da nossa escola e agora eles retornam contribuindo conosco para falar sobre suas experiências enquanto escola e como eles conseguiram se identificar com as profissões. Então é isso que é importante e têm atraído os nossos alunos, auxiliando em uma escolha satisfatória e de forma consciente, no curso pelo qual eles também vão ter que optar agora no Enem”, explica a gestora.

Trazendo a apresentação de 25 cursos que foram os mais indicados pelos alunos da escola, a programação de três dias do evento é composta por: Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Engenharia Civil e Farmácia, no sábado (23); História, Biologia, Fisioterapia, Psicologia, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Gastronomia, Enfermagem, Arqueologia e Ciência da Computação, na segunda-feira (25); Artes Visuais, Geografia, Matemática, Educação Física, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo e Odontologia, na terça-feira (26).

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, projetos como esse são de grande importância para a vida acadêmica dos estudantes. “Com o Novo Pré-Enem Seduc temos fortalecido a preparação dos nossos estudantes para o exame nacional, porém também é muito interessante que eles tenham, antes de tudo, a certeza de qual curso seguir. Com isso temos apoiado esses belíssimos projetos desenvolvidos nas escolas que muito contribuem para que os nossos jovens tomem a decisão sobre suas futuras carreiras”, declarou o secretário.

Foto: Reprodução/Seduc

Fonte: Seduc

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco