Ações que impactam -

Projeto da Semec vai potencializar experiências e construção de saberes em escolas

Alunos de escolas municipais como protagonistas de ações que impactam tudo ao seu redor. Esse é o propósito de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para unidades de ensino com adolescentes. Nesta quarta-feira (29/03), uma equipe de Ensino da Secretaria apresentou o projeto Experiências e Construção de Saberes para a Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel de Farias.

A escola, localizada na Vila Santa Bárbara, é uma das quatro unidades que vão receber a ação inicialmente. A proposta é aprofundar o estudo acerca de problemas e temáticas emergentes de situações vivenciadas no contexto escolar. A partir disso, apresentar propostas para superar esses desafios, de forma que os próprios alunos interfiram diretamente na dinâmica da rotina escolar.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Semec, Geane Alves, algumas temáticas como bullying/cyberbullying, meio ambiente e violência doméstica são pertinentes para nortear o projeto, mas as escolas devem definir os assuntos de maior necessidade de acordo com suas realidades.

“Os professores e alunos sabem quais são os principais desafios da comunidade escolar, o que deve ser discutido como prioridade. Estruturamos, assim, o projeto em etapas para orientar essa iniciativa, tendo como público alvo as turmas de 8º ano. O ideal é que toda a escola se envolva, integrando as disciplinas e alcançando também as demais turmas. Estamos totalmente à disposição para acompanhar o andamento do projeto na escola”, explica Geane.

Para a diretora da E. M. Marcílio Rangel, Maria da Solidade Oliveira, a ideia soma com o planejamento da unidade de ensino, abrindo portas para novos debates. Sol acaba de assumir a gestão da escola, que atende alunos do 3º ao 9º ano em regime de tempo integral. “Estamos animados para colocar em prática. Vamos convidar os alunos para protagonizar cada etapa do projeto, construindo juntos. Acredito que trará bons frutos”, declara a gestora.

No final do ano, os trabalhos produzidos a partir das discussões serão compilados em um livro. Também vão participar da ação as escolas municipais Cristina Evangelista, José Gomes Campos e Parque Itararé.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco