Experiência de aprendizado -

Piauí dá início ao programa de Turismo Educacional aprovado na Câmara

A aprovação do Projeto de Lei 2849/24 na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que cria um programa nacional de turismo educacional, fortalece uma iniciativa que já está em prática no Piauí. Desde junho de 2024, o Estado tem desenvolvido o programa Turismo Escolar, em parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria da Educação (Seduc). O programa visa proporcionar experiências educativas, com foco nos atrativos turísticos, históricos, culturais e ambientais do Piauí.

O programa federal visa estimular visitas de estudantes da rede pública a locais de importância histórica e cultural, priorizando escolas localizadas em regiões com menor acesso a parques, museus, monumentos e outros espaços educativos. Esse modelo já está sendo implementado no Piauí com bons resultados, tanto que, em 2024, o Governo estadual ampliou a iniciativa e planeja atender 1.500 alunos por meio de 40 aulas-passeio.

O Projeto Turismo Escolar integra as ações do programa "Piauí, Aqui Tem Turismo", lançado pelo governador Rafael Fonteles em 2023. A iniciativa promove visitas pedagógicas guiadas aos principais atrativos turísticos do Estado, oferecendo aos estudantes uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, que enriquece sua formação educacional.

Foto: Governo do PiauíPrograma de Turismo Educacional aprovado na Câmara já é realidade no Piauí

Os estudantes piauienses têm visitado diversos municípios como parte do Projeto Turismo Escolar, incluindo Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Barra Grande, Castelo do Piauí, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia, Esperantina, Batalha, Floriano, Lagoa do São Francisco, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Piracuruca, Pedro II e São Raimundo Nonato. Essas cidades foram selecionadas por seus atrativos turísticos e culturais, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora.

O secretário de Turismo, Daniel Oliveira, destacou que o projeto contribui de forma significativa para a formação dos estudantes e para o fortalecimento da identidade cultural do estado. Segundo ele, ao conhecerem mais sobre sua história e as potencialidades do Piauí, os alunos passam a valorizar sua identidade e se tornam agentes multiplicadores da cultura e do turismo local. Oliveira expressou satisfação ao ver o Piauí avançando positivamente com essa iniciativa.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco