''Futuro que Inspira" -

Parceria entre Seduc e Cendfol leva ações de prevenção às drogas para alunos da rede estadual

O Programa "Se Liga – Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira" será implementado na rede pública estadual de ensino após um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). As informações são do Governo do Piauí. As informações são do Governo do Piauí.

Foto: Governo do estado do PiauíGoverno do estado do Piauí

O acordo para o desenvolvimento de ações de prevenção às drogas no ambiente escolar foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e pelo coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, nesta quinta-feira (13/06), em Teresina.

A campanha do Programa "Se Liga" tem como objetivo a criação de mecanismos e ações que promovam a prevenção ao uso de drogas e o fomento à qualidade de vida dos jovens piauienses.

“Esta parceria entre Seduc e Cendfol visa fortalecer a formação cidadã e socioemocional dos nossos jovens. O programa foi desenhado para ser trabalhado nas escolas com o projeto de vida, na abordagem transversal das disciplinas, com ações durante a jornada escolar. Então, esta é uma ação importante que será feita com as nossas Equipes Multiprofissionais para que possamos cada vez mais salvar vidas”, disse Washington Bandeira.

Foto: Governo do Piauí

A iniciativa se destina aos estudantes do Ensino Médio e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pretende abordar temas cruciais como saúde mental, competências socioemocionais, habilidades parentais e projetos de vida.

O secretário Washington Bandeira elencou as iniciativas em execução que reforçam a permanência dos estudantes na rede pública estadual de educação. "Outras ações importantes já estão sendo implementadas, como a transformação das escolas em Tempo Integral com infraestrutura atrativa, incentivo ao ensino técnico com disciplinas inovadoras, oportunidades de assistência estudantil (de monitoria, estágio, iniciação científica) e projetos pedagógicos. Todas são ações para que os jovens se sintam atraídos a permanecer no ambiente de aprendizagem”, reforçou o secretário.

O coordenador de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, pontuou sobre a abrangência do "Se Liga" e os eixos que serão contemplados.

“O governador Rafael Fonteles determinou que levássemos o programa de prevenção às drogas para as escolas e, assim, temos essa parceria com a Seduc. A abordagem compreende o ensino Fundamental, ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos abordando a saúde mental, as competências socioemocionais, habilidades parentais e o projeto de vida que são orientados pelo MEC”, lembrou o coordenador.

Após a assinatura de cooperação técnica entre as secretarias foi iniciada a formação com oficinas estruturadas que contemplam os eixos do Programa "Se Liga" para os 200 profissionais das áreas da psicologia, assistência social, psicopedagogia, apoio jurídico e gerentes regionais de Educação da Seduc.

Estiveram presentes os técnicos das Equipes Multiprofissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs), sediadas em Teresina (4ª, 18ª, 19ª, 20ª e 21ª), em Barras (2ª GRE) e em Piripiri (3ª GRE).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco