No campus Poeta Torquato Neto · 27/08/2019 - 07h19 | Última atualização em 27/08/2019 - 07h55

Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI realiza aula sobre produções científicas


Compartilhar Tweet 1



Professores do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram na manhã dessa segunda-feira (26/08), uma palestra com o tema “Letramentos Acadêmicos: reflexões sobre o gênero artigo científico na área de Letras”, no auditório do Geratec, campusPoeta Torquato Neto – Teresina. O evento destacou a importância dos projetos de iniciação cientifica para os discentes e docentes da instituição.

O público presente no evento contou com professores e alunos da UESPI
O público presente no evento contou com professores e alunos da UESPI    Ascom

A aula inaugural do período pertence ao ciclo de palestras sobre linguagem e cultura promovido pelo Mestrado Acadêmico de Letras Português da UESPI. Os professores de fora do Estado, que participam de defesas de bancas ou eventos da instituição em que a temática esteja inserida, são convidados, posteriormente, para ministrar uma palestra sobre suas áreas de atuação para os discentes e docentes da instituição.

Desta vez, mediada pela professora da UESPI, Barbara Melo, a aula contou com a presença da palestrante Profa. Dra. e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns, Amanda Cavalcante. Suas pesquisas são realizadas em busca do desenvolvimento dos gêneros textuais, letramentos, educação a distância, livro didático de língua portuguesa, identidades e gêneros sociais.

Professoras Amanda Cavalcante e Barbara Melo repassam seus conhecimentos para os ouvintes
Professoras Amanda Cavalcante e Barbara Melo repassam seus conhecimentos para os ouvintes    Ascom

A palestra da pesquisadora Amanda Cavalcante buscou promover debates sobre pesquisa científica com produções de artigos para construção do saber de alunos e professores da instituição. “O minicurso é a oportunidade ideal para discutir e proporcionar uma troca de experiências acerca do que se está produzindo atualmente e aumentar o engajamento dos alunos e professores dos cursos de Letras. Vinculado ao letramento acadêmico, a produção de pesquisas desenvolve práticas acadêmicas e sociais, bem como prepara o estudante no aspecto profissional”, disse a Professora Amanda.

Segundo a Coordenadora em exercício do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, Raimunda Celestina, a ideia do ciclo de palestras sobre linguagem e cultura é promover uma troca de experiências entre professores e alunos da UESPI com pesquisadores de outras universidades. “Precisamos encontrar alternativas que melhorem o desempenho dos alunos na produção de artigos científicos. Diante dessa realidade, é sempre importante estar se atualizando sobre os temas que envolvem os cursos de Letras, para que ideias e conhecimentos novos possam ser produzidos”, finaliza.

Professora Raimunda Celestina agradeceu a presença da pesquisadora Amanda Cavalcante
Professora Raimunda Celestina agradeceu a presença da pesquisadora Amanda Cavalcante    Ascom

 


Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI

Comentários