Educação -

MEC e Inep anunciam pesquisa para avaliar alfabetização de crianças

O ministro da Educação, Camilo Santana, lançou nesta quarta-feira (22/3) o programa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização de crianças. O evento contou também com a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

A iniciativa será implementada por meio de uma pesquisa realizada pelo Inep a partir de abril, com professores de redes municipais de educação. O objetivo é estabelecer um entendimento nacional de quais são os conhecimentos e habilidades desejados em uma criança alfabetizada, ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

Em um primeiro momento, 341 professores de crianças em idade de alfabetização serão consultados entre os dias 15 e 23 de abril. Os representantes de 291 municípios serão ouvidos em cinco capitais, uma de cada região: São Paulo, Brasília (DF), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA).

“O que significa estar com uma alfabetização completa em cada estado era muito discrepante”, explicou Manuel Palácios. “Vamos avaliar leitura, escrita e fluência à leitura, promover um grande entendimento nacional sobre o que esperamos ao fim do segundo ano do ensino fundamental.”

Informações do Metrópoles

Fonte: Metrópoles

Comentários

Trabalhe Conosco