Maiores notas se classificam · 08/06/2022 - 11h34

Mais de 300 mil estudantes piauienses participam da primeira fase da 17ª Obmep


Compartilhar Tweet 1



As escolas da rede estadual do Piauí iniciaram, nessa terça-feira (07/06), a aplicação das provas referentes à primeira fase da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

    Reprodução

Segundo a organização da Obmep no Piauí, são 360 mil estudantes piauienses aptos a fazer a prova pela rede pública e rede privada.

Na primeira fase da Obmep, os estudantes têm o tempo máximo de duas horas e meia para responder 20 questões. A competição científica é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 do 6º e 7º anos do ensino Fundamental; nível 2 do 8º e 9º do ensino Fundamental, e nível 3 da 1ª a 3ª série do ensino Médio.

Segundo o coordenador da Regional Teresina PI da Obmep, Jefferson Leite, o saldo da participação dos estudantes foi positivo nesta edição. “Mais de trezentos mil alunos foram inscritos para esta primeira fase. Hoje, contamos com todas as escolas públicas do Piauí, além de alunos de algumas escolas particulares que inscreveram os estudantes. Esperamos ter êxito neste dia de aplicação das provas. A segunda fase, que classifica 5% dos melhores alunos da primeira fase, será realizada em outubro”, informou.

Para a rede estadual de educação, a mobilização vem sendo realizada de forma constante e por diversas estratégias para atrair o alunado. Na segunda-feira (06), a coordenação estadual da olimpíada realizou uma roda de conversa no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dr. Fontes Ibiapina, localizado no Renascença I.

No encontro com os estudantes, os professores responsáveis pela aplicação das provas explicaram os conteúdos programáticos, o modelo de questões e o calendário da competição.

Os classificados na primeira fase da Obmep realizarão a prova da segunda fase, em 8 de outubro, esta formada por seis questões discursivas. A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase.

Perpétua Barbosa, gerente na 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), comemorou a mobilização das escolas na realização da prova. “Nossa Gerência contou com a participação de cem unidades escolares inscritas na primeira fase, pois a matemática faz parte do chão da escola. As escolas têm considerado as avaliações externas como uma motivação, uma vez que consegue levar os estudantes no sábado e domingo ao chão da escola, além do cotidiano, como a escola Gayoso e Almendra, em Batalha, a escola João Francisco, em Luzilândia, e o CETI Conselheiro Saraiva, em Batalha”, afirmou a gerente.

O gestor Ezequiel Melo, da Unidade Escolar Gervasio Costa, jurisdicionado à 2ª GRE, declarou que o trabalho de mobilização da escola resultou na participação expressiva dos alunos. “Hoje na escola mobilizamos todos os alunos para realizar a 17ª edição da Obmep por meio de avisos nas redes sociais e também nas salas de aula presencialmente. Estão participando no turno da manhã, 225 alunos, e no turno da tarde, 198 alunos. Incentivamos todos aos projetos que possibilitem o crescimento e a descoberta de cada estudante.”, informou o gestor escolar.

Premiação

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados em 20 de dezembro.

São distribuídas 6.500 medalhas e até 46.200 certificados de Menção Honrosa às escolas públicas e 975 medalhas e até 5.700 certificados de menção honrosa às instituições privadas.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

PostMídia: (86) 9 8803-2794


Fonte: Governo do Piauí

Comentários