Solenidade alusiva à data histórica -

Mais de 200 estudantes Seduc participam de celebração dos 202 anos da Batalha do Jenipapo

No aniversário de 202 anos da Batalha do Jenipapo, o Governo do Estado realizou, na manhã desta quarta-feira (12/03) a solenidade alusiva à data histórica que marcou a independência brasileira. Mais de 200 estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acompanharam as festividades no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.

Foto: Reprodução/Seduc

Oficialmente celebrada no dia 13 de março, o Piauí lembra um dos momentos mais marcantes da história da Independência do Brasil: a Batalha do Jenipapo, que é lembrada pela luta ocorrida em 1823 entre brasileiros piauienses, cearenses e maranhenses contra tropas leais a Portugal.

Foto: Reprodução/Seduc

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na celebração ao lado do Governador Rafael Fonteles e ressaltou a importância de celebrar a história e valorizar os jovens do Piauí.

Foto: Reprodução/Seduc

“Hoje, celebramos os 202 anos da Batalha do Jenipapo, um símbolo da bravura e coragem dos nossos piauienses. Na educação, estamos trabalhando para fortalecer a independência e autoestima dos nossos jovens, oferecendo mais oportunidades através da transformação das escolas em tempo integral. Queremos que eles se tornem protagonistas do desenvolvimento do nosso estado", afirmou o Gestor

Visita ao Monumento Heróis do Jenipapo

No Monumento Heróis do Jenipapo, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o museu, assistir a apresentações de homenagem e uma peça teatral que retrata o momento da batalha.

Foto: Reprodução/Seduc

 Alexandro de Sousa Rocha, aluno do Curso Técnico de Informática para Internet, do CETI Prof. Antônio dos Reis e Silva, de Boqueirão do Piauí, compartilhou sua experiência. “É um momento para lembrar este fato histórico e compreender as condições dos piauienses que defenderam o país”, disse.

Foto: Reprodução/Seduc

Maria do Céu Nunes, sua colega de escola e estudante do Curso Técnico em Ensino Jurídico, participou pela primeira vez da solenidade que homenageia os heróis piauienses. "É muito importante poder lembrar a nossa história, entender como o nosso povo conseguiu vencer os portugueses", comentou a jovem.

A aluna da 1ª série do Ensino Médio no CETI Raimundo Andrade, em Campo Maior, Maria Edilane Costa, compartilhou sua visão sobre a bravura do povo piauiense na luta pela independência, celebrada pelos estudantes durante a solenidade. "É a primeira vez que participo dessa solenidade. E, ao visitar o museu, entendemos como a luta dos piauienses foi importante, mesmo tão distante do polo econômico naquele período. A Batalha do Jenipapo influenciou muito na nossa independência”, lembrou a estudante.

Foto: Reprodução/Seduc

Homenagens

Rodrigo Torres, superintendente executivo da Secretaria de Educação do Piauí, foi homenageado com o Grau Comendador pelos serviços em prol da educação dos piauienses durante solenidade Cívico-Militar. 

A cerimônia faz parte do calendário de solenidades oficiais do Governo do Piauí e presta homenagem a personalidades com a entrega dos diplomas e insígnias da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. 

Estiveram presentes à solenidade os alunos de sete escolas pertencentes à 5ª Gerência Regional de Educação. Com sede em Campo Maior, participaram os CETIs Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Cândido Borges, Raimundinho Andrade e 13 de Março.

Os alunos dos municípios vizinhos também compareceram à solenidade: CETI Job de Macedo Brito, de Cocal de Telha; CETI Dr. Ribamar Lopes, Nossa Srª de Nazaré; CETI Prof. Antonio dos Reis e Silva, de Boqueirão do Piauí; e CETI Francisco Luis de Oliveira, Jatobá do Piauí.

Foto: Reprodução/Seduc

Fonte: Seduc

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco