Estudantes de Floriano/PI · 16/10/2019 - 17h03

Jovens pesquisadores do Piauí participam de evento com cientistas de 21 países


Compartilhar Tweet 1



Dois alunos de Floriano/PI, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano, representam o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

O aluno Elias dos Santos Pereira Júnior, visando contribuir na melhoria das condições de mobilidade urbana dos deficientes físicos e visuais, desenvolveu um protótipo através da solicitação de ônibus pela comunicação entre a parada e o ônibus desejado, sem a necessidade do auxílio de terceiros, proporcionando aos deficientes físicos e visuais a capacidade de utilizar o transporte coletivo de forma autônoma e segura, garantindo assim o direito dessas pessoas enquanto cidadãs. Já a aluna Wendy Emanuelle Oliveira Silva desenvolveu um indicador ácido-base com substrato de papel reciclado e folhas de dracena (cordyline fruticosa) para ser utilizado no ensino de química. O projeto justifica-se pela utilização de papel reciclado juntamente com a planta selecionada contribuindo para a preservação do meio ambiente e também para o uso de papel indicador de pH em escolas. Os dois alunos são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.


Fonte: AsCom

Comentários