Licenciado em Educação Física · 19/10/2020 - 14h04 | Última atualização em 20/10/2020 - 08h09

Jovem gera renda montando móveis durante a pandemia de Covid-19 no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O jovem Ismael Rodrigues Lima trabalha com montagem de móveis. Ele começou a divulgar o trabalho em sites como a OLX e por meio de redes sociais como o Facebook. Ele explica que iniciou fazendo todo tipo de trabalho de reparos, mas, com o tempo, montar móveis se tornou o principal serviço oferecido por ele.

Atualmente, esta é sua principal fonte de renda. Ismael é formado em Licenciatura em Educação Física, mas prefere esse trabalho. “Consigo tirar a minha renda trabalhando poucas horas por dia e posso fazer outras coisas como estudar e, claro, tenho tempo livre para o lazer”, explicou o montador.

Ismael começou a trabalhar ainda na adolescência, ajudando o pai e o tio
Ismael começou a trabalhar ainda na adolescência, ajudando o pai e o tio 

Nas horas livres, ele estuda educação financeira de modo a melhorar a condição econômica e a principal fonte de lazer são jogos eletrônicos. “Gosto de jogar Freefire e Fifa Soccer”, explica Ismael.

Em junho deste ano, Ismael contraiu a Covid-19, mas teve sintomas leves. Fez o isolamento social pelo prazo determinado pelas autoridades de saúde pública e ficou sem trabalhar durante esse período. Segundo o jovem, que mora com a mãe, o auxílio emergencial o ajudou bastante durante esse tempo.

Ele começou a trabalhar ainda muito jovem, para complementar a renda familiar. Primeiro com o pai, depois com o tio. Por fim, passou a trabalhar por conta própria. Ele explica que seu objetivo é ter independência financeira trabalhando como autônomo.

“Nossa ideia é que o jovem possa ter ambas as oportunidades, com foco no trabalho formal com carteira assinada, porque este traz mais segurança, mas o trabalho autônomo também funciona como complemento de renda e esse tipo de saída criativa deve ser estimulada, especialmente em um momento atípico como o que vivemos”, disse o diretor de Políticas para Inserção no Mundo do Trabalho da Cojuv, Venicio Moura.


Comentários