Correções de possíveis erros · 19/04/2017 - 08h22

Inep prorroga até terça (25) prazo para envio de dados do Censo Escolar 2016

Inep prorroga até terça (25) prazo para envio de dados do Censo Escolar 2016


Compartilhar Tweet 1



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até a próxima terça-feira (25/04) o envio de dados de estudantes, pelas escolas de educação básica, para o Censo Escolar.

Nesta etapa, os responsáveis pelas unidades de ensino devem preencher as informações no módulo "Situação do Aluno". Nesta edição, o Inep coleta informações sobre o rendimento e movimento dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar no fim do ano passado.

A recomendação da Coordenação Geral do Censo Escolar é de que os usuários do sistema Educacenso utilizem o tempo extra para conferência e correções de possíveis erros na informação de rendimento alcançado pelos alunos declarados no Censo Escolar 2016.

Censo Escolar
O Censo Escolar detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual. Os dados são referentes a creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Abrange, também, as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral. O levantamento é feito anualmente.

Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As escolas que não preencherem a situação do aluno podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).


Fonte: Portal Brasil