'Não é somente um jogo' -

Importância do Xadrez na vida acadêmica de alunos da Rede Municipal

O professor Reinaldo Ximenes, que atua como secretário executivo de ensino da Semec, destaca categoricamente a importância das competições esportivas para o desenvolvimento educacional dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante a realização de mais uma fase do torneio de Xadrez promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) no Centro de Formação Odilon Nunes, o professor Ximenes expressou suas felicitações aos alunos que foram escolhidos para participar do evento.

Foto: PMTImportância do Xadrez na vida acadêmica de alunos da Rede Municipal

“O xadrez não é somente um jogo, é um instrumento que aumenta a velocidade de raciocínio, melhora a concentração, a capacidade de paciência, melhora sintomas de ansiedade. Esse jogo tem o poder de nortear a vida acadêmica e certamente vocês levarão para a vida profissional”, ressalta.

A competição reuniu dezenas de crianças que representaram as escolas, com participação de 10 instituições de ensino da Rede Municipal de Educação, cada uma com 6 estudantes. O Xadrez é implementado como disciplina nas escolas de tempo integral.

Hilda Maria Alves, professora referência no xadrez e formadora de professores de escolas em tempo integral da Rede, enfatiza que a prática de xadrez é importante para desenvolvimento de habilidades educacionais diversas dos alunos, de modo que as formações de professores buscam ensinar estratégias diversas e contextualizadas de ensino da prática desportiva.

“O xadrez enquanto jogo trabalha memória, concentração, atenção, análise, poder de resolução, socialização e empatia, que são utilizados e necessitamos na escola, assim como a questão da cultura esportiva e da ética, do respeito ao adversário”, reforça.

A coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, professora Regina Amorim, destaca que ex-estudantes da Rede Municipal, atualmente, são monitores de xadrez em escolas de suas comunidades, demonstrando que os estudantes levaram o esporte desenvolvido na Rede Municipal para a vida e agora disseminam o conhecimento da prática.

“Parte dos estudantes que competem hoje foram inclusive representar o Piauí no Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no ano passado. O estudante é reconhecido nacionalmente como representante do Estado, de Teresina, da Rede Municipal de educação”, acrescenta.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco