Decreto nº 23.049 -

Governo cria Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Piauí

Para fortalecer as ações de educação ambiental em todo o estado, conforme os arts. 16 e 17 da Lei nº 8.100, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, o Governo do Piauí criou a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Piauí (Ciea-PI), vinculada às secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Educação (Seduc).

Instituída pelo Decreto nº 23.049, a Comissão tem a missão de fazer a coordenação executiva da Política e do Plano Estadual de Educação Ambiental, interligando as atividades relacionadas a essa temática de educação ambiental no Piauí, e de propor normas aos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, de Educação e de Saneamento Básico.

“A ação é um compromisso de gestão do governador Rafael Fonteles, coordenado pela Semarh, de fortalecer a sinergia entre a Semarh e Seduc nas ações de educação ambiental”, explica o gerente do Centro de Educação Ambiental da Semarh, professor Marcelo Amorim.

O professor ainda complementa que a Comissão pretende fomentar parcerias entre instituições governamentais, não governamentais, instituições educacionais, empresas, entidades de classe, organizações comunitárias e demais entidades que tenham interesse na área de educação ambiental e estimular, fortalecer, acompanhar e avaliar a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental e da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado.

Ao mesmo tempo, as secretarias já desenvolvem diversas atividades por meio do programa ECO EducAÇÃO, criado em 2023, com o objetivo de criar um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, para implantar a educação ambiental de forma integrada, permanente e contínua no sistema de ensino público estadual do Piauí.

Fonte: Governo do Estado

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco