Visa aprimorar a gestão -

Formação contínua fortalece gestão escolar e impulsiona a educação no Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tem investido na capacitação contínua dos gestores escolares e em uma gestão baseada em dados e evidências para melhorar o desempenho dos estudantes. Como parte dessa estratégia, foi realizado, nesta terça-feira (11/03), mais um módulo do curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma, que visa aprimorar a gestão pedagógica e administrativa das escolas da rede estadual.

A iniciativa reúne 33 gestores selecionados como mentores, que serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos para outros diretores e coordenadores. A formação, realizada no Metropolitan Hotel, conta com a parceria do Instituto Unibanco e busca fortalecer a cultura de gestão por resultados, garantindo maior eficiência na execução dos projetos escolares.

Capacitação para transformar a educação

O curso desempenha um papel estratégico na melhoria dos indicadores educacionais do estado, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com duração de oito meses e carga horária de 248 horas, a formação ocorre em quatro módulos e inclui conteúdos ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de encontros presenciais e on-line para acompanhamento contínuo.

Combinando teoria e prática, o curso capacita os gestores a elaborar e executar planos de ação nas escolas. Cada gestor mentor acompanha um grupo de 20 diretores e coordenadores, promovendo um efeito multiplicador do conhecimento.

“O meu trabalho é propagar e ajudar outros professores e diretores, contribuindo para o aprimoramento contínuo das práticas escolares”, afirma Wander Pires, gestor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Amaral, em Curimatá. Já a gestora Paulicéia de Assis Ribeiro, do Ceti Moderna, em São Raimundo Nonato, destaca a importância da troca de experiências. “Compartilhamos e orientamos nossos colegas na Gerência Regional de Educação (GRE). Esses momentos de formação são essenciais para nosso crescimento profissional e aprimoramento da gestão escolar”, pontua.

Educação baseada em evidências e ampliação do ensino integral

A Seduc tem adotado uma gestão educacional fundamentada em dados para superar as desigualdades de aprendizagem. O Programa Gestão da Aprendizagem, um dos principais eixos dessa política, visa elevar o Ideb do Piauí por meio de um acompanhamento pedagógico sistemático, fornecimento de material didático adequado, avaliações contínuas, formações e fortalecimento do trabalho colaborativo entre escolas.

Além disso, o estado tem investido na universalização das escolas de tempo integral, ampliando a permanência dos estudantes no ambiente escolar. Com mais tempo para atividades pedagógicas, os alunos realizam avaliações diagnósticas frequentes, permitindo um mapeamento mais preciso das dificuldades e intervenções pedagógicas mais eficazes.

Diferente de modelos que criam “ilhas de excelência”, beneficiando apenas algumas escolas, a política da Seduc busca garantir que todas as unidades da rede estadual tenham a mesma qualidade e eficiência.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressalta que a formação contínua dos gestores é essencial para alcançar esse objetivo. “Aliar a capacitação dos gestores ao uso de dados para a tomada de decisões e à ampliação do ensino integral reforça o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles com uma educação pública de qualidade. Com essa abordagem, o Piauí avança na construção de um modelo educacional sólido, que valoriza o aprendizado dos estudantes e prepara a rede estadual para os desafios do futuro”, destaca.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco