Confira os relatos -

Ex-secretários de educação de Teresina comentam evolução do ensino público

A educação da rede pública de Teresina é referência para todo Brasil, prova disso são os dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que leva ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e traz o município como o melhor em educação pública das capitais brasileiras.

Mas esse resultado não foi conquistado de uma hora para outra. É um trabalho desenvolvido ao longo de pelo menos duas décadas, ainda na gestão do saudoso Wall Ferraz, que iniciou um processo para transformar a educação teresinense.

O blog Educação do 180 entrevistou os ex-secretários de educação das gestões de Firmino Filho, que está no quarto mandado, e do ex-prefeito Silvio Mendes. Eles contaram suas contribuições para a educação da cidade e o caminho percorrido para que a capital se tornasse um exemplo para o Brasil. O atual secretário, Kleber Montezuma, também foi incluído nas entrevistas.

José Reis Pereira - 1997 a 2000
O professor José Reis Pereira foi secretário de Educação na gestão do então prefeito Wall Ferraz, que faleceu, assumindo Francisco Gerardo. O professor continuou na secretaria mesmo após Firmino Filho assumir seu primeiro mandato. Ao todo, ficou oito anos à frente da Semec.

Paulo Silva, Wall Ferraz, Chagas Rodrigues, Augusto Basílio, Tasso Jereissati, José Reis Pereira e o repórter Paulo José Cunha
Paulo Silva, Wall Ferraz, Chagas Rodrigues, Augusto Basílio, Tasso Jereissati, José Reis Pereira e o repórter Paulo José Cunha    Kenard Kaverna

"Nós tivemos algumas ações que foram fortes. Quando nós assumimos, havia muitas crianças fora da escola. Estavam em idade escolar, mas estavam fora da escola. Só na região do Satélite, havia 5 mil crianças que não conseguiam vagas nas escolas. Começamos a construir escolas e no sexto ano do meu mandato, já com o Firmino, a gente fazia era propaganda, para quem soubesse de uma criança fora escola, para nos avisar, que a gente ia atrás, pra levar pra escola. A gente ia buscar a criança que estava fora da escola, para que fosse feita a matrícula dela. Não tinha criança na idade escolar, ensino fundamental, fora da escola, só em caso excepcional, como em estado de rua, ou em caso de doença. Nós aumentamos a educação infantil, focamos na educação fundamental, porque a Constituição diz que é obrigatório o Ensino Fundamental para todas as crianças, foi a primeira coisa”, disse.

“A outra coisa foi um trabalho de só colocar professor concursado, a gente foi devagarzinho substituindo e depois começamos a melhorar o nível do ensino. Nós começamos a aplicar provas nos alunos no final do ano e essas provas dos alunos serviam pra gente medir o ensino que o pessoal estava fazendo. Com isso a gente via as escolas que estavam funcionando melhor. A gente percebia o trabalho eficiente dos professores, e fazíamos eles contarem para os outros sobre ações de eficiência. Essa avaliação das escolas continua até hoje, graças a Deus, firme, na atual gestão do Firmino. Depois que eu sai, o Kleber Montezuma continuou fazendo isso, avaliando o ensino, fazendo ações para melhorar o ensino”, completa o professor.

Professor José Reis
Professor José Reis 

José Reis diz ainda que outra ação da gestão foi o atendimento às crianças que reprovavam. “Se elas ficavam em duas disciplinas, tinha um mês de aula específicas das duas disciplinas, às vezes era só uma, para depois fazer uma prova e a maioria assava, porque não estava mais estudando todas as matérias, isso evitava a evasão escolar, a repetência”, afirma.

“A Prefeitura se esforça muito, sempre faz avaliação, tem cursos específicos para os professores, agora não tem mais a preocupação com a quantidade de alunos, porque já estão todos atendidos, agora é só centrar na melhoria do ensino, Teresina tem tido a sorte de ter secretário de educação e prefeitos voltados, interessados em fazerem uma educação de qualidade”, concluiu o professor José Reis.

Kleber Montezuma - 2001 a 2004 e de 2013 ao ano atual
Com um extenso currículo, Kleber Montezuma assumiu a Semec na segunda gestão do prefeito Firmino, em 2001. Ele ficou quatro anos na secretaria, voltando em 2013. “Na Secretaria Municipal de Educação de Teresina nós temos alguns pontos de destaque, por exemplo, a expansão da nossa rede da educação infantil. A Prefeitura de Teresina fez nesses últimos anos um grande investimento na área de geração de novas vagas para as crianças da educação infantil, quase R$ 50 milhões foram investidos construindo novas creches e gerando novas vagas, isso é importante por que permitiu que a Prefeitura de Teresina universalizasse a todas as matrículas a partir de quatro anos de idade, então a pré-escola é uma conquista importante e já esta universalizada, quatro a cinco anos de idade”, disse.

Kleber Montezuma
Kleber Montezuma 

“Nós temos também um grande avanço na área do currículo, Teresina acaba de renovar, reescrever o seu currículo, com base na BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular, que é obrigatório para todo o país, e também com inspiração no currículo da cidade de São Paulo. Os professores do ensino fundamental terão um currículo reescrito ancorado na Base Nacional Comum Curricular o que vai melhorar as condições dos professores, se planejar, de organizar o seu programa de ensino, de organizar os seus planos de aula, e melhorar a qualidade do ensino que implica na maior aprendizagem para os alunos”, comemora. 

“Nós temos também o que é importante que foi feito na gestão do prefeito Firmino Filho, ainda em 2013 a 2014, que foi a implantação do programa de Valorização do Mérito, tanto para os professores do ensino fundamental quanto para os professores da educação infantil, então com base no desempenho dos alunos, fruto do trabalho dos professores há uma premiação para os professores a partir do desempenho dos alunos, seja no ensino fundamental, com base no IDEB, seja na educação infantil com base nas provas que são feitas anualmente. Então são conquistas importantes para as famílias que tem mais vagas para os seus filhos, e uma conquista importante para os professores que tem o mérito valorizado, e uma conquista importante para a cidade de Teresina que traz uma educação bem referenciada bem avaliada”, conclui Kleber Montezuma.

Prefeito Firmino e Kleber Montezuma 
Prefeito Firmino e Kleber Montezuma  

Anfrisina Gonçalves do Lago Rocha- agosto a dezembro de 2004
A professora assumiu a Semec por seis meses e disse ao 180 que seu trabalho foi dar continuidade aos projetos executado. "O que a gente fez foi dar continuidade às ações e aos projetos que já vinham sendo desenvolvidos pelo professor Kleber, foi um semestre. A equipe é muito comprometida, até hoje. Professor Kleber, professor Washington, que foram pessoas que trabalhei, são pessoas muito comprometidas. A Semec tem uma equipe muito eficaz, de qualidade, pelo que eu acompanho à distância, sei que o trabalho que é feito, é feito com muito primor, com uma preocupação grande de acertar e de fazer o melhor para que a qualidade do ensino do município de Teresina possa ser cada dia melhorada. Eu acho que prova disso são os índices do IDEB, Teresina ficou bem nos resultados, escolas que tiveram índices bem acima das metas estabelecidas, eu quando falo de educação no Piauí, para mim a referência é Teresina”, afirmou.

Anfrísina Gonçalves do Lago Rocha
Anfrísina Gonçalves do Lago Rocha 

Washington Bonfim - 2005 a 2010
O professor Washington Bonfim também comentou com o 180 sobre a evolução da educação no município durante sua gestão. "Eu fui responsável pela transição da educação infantil, que antes tinha um viés assistencial, e na minha gestão, até por conta do Fundeb, ela foi toda municipalizada e transformada em serviço educacional. Antes não tinha isso, e foi um ganho importante porque de repente a secretaria tinha 150, 140 escolas de ensino fundamental e nós absorvemos quase 150 de ensino infantil e isso foi feito de um ano para o outro, de 2006 para 2007, então foi o grande desafio. Pegar uma cultura que era toda assistencial e aos poucos criar um ambiente educacional, conseguimos abrir escolas, abrir vagas, isso foi bem interessante e foi uma transição importante”, disse.

Washington Bonfim
Washington Bonfim 

“Depois, um pouco antes do lançamento do IDEB, a rede já tinha uma questão importante que era avaliação dos alunos e nós conseguimos trabalhar na direção e mudar o padrão de avaliação para o sistema do SAEB [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica]. Isso foi importante porque quando o IDEB foi lançado os nossos professores, pedagogos já sabiam o que era a escala do SAEB, tinham conhecimento os diretores de escolas do que era o sistema e de como isso estava funcionando, então isso foi um ganho importante logo de cara”, completa.

O professor Washington também destacou a criação do Centro de Formação e falou dos desafios para a educação municipal.

“A gente tem um desafio importante que é manter esse nível de educação que cresce a cada dia, que cresce no que é fundamental que é o aprendizado dos nossos alunos. Isso é um legado para a cidade, para economia, para as famílias, para a nossa gente, que só vai ser sentido no futuro. Porque são as nossas crianças que estão sendo bem informados e vão poder mais adiante, enfrentar um novo mundo. E falando em novo mundo, acho que o desafio maior desses próximos anos, certamente o Kleber está vendo isso, é a questão tecnológica, porque na realidade a nossa educação como um todo já tem outros parâmetros de trabalho mais colaborativo, por projeto. Mover para esse novo mundo uma rede bem sucedido com 70 e tantos mil alunos é um desafio, mas não é só de Teresina, é um desafio da educação pública brasileira, mas como a gente tem uma história bem sucedida até aqui isso pesa muito. Nós somos bons no estilo do conhecimento, mas precisamos avançar no sentido da colaboração, da parceria, essas novas habilidades e competências que esse mundo novo nós exige”, conclui.

José Ribamar Torres - 2010 e 2011
O 180 não conseguiu contato com o professor José Ribamar, mas ele chegou a ser capa da revista ‘Escola Pública’, de tiragem nacional, voltada aos gestores de redes públicas de ensino, que tratou dos desafios da formação e que trouxe a capital piauiense como exemplo de estímulo à capacitação de professores. 

Na época, figurava a lei municipal que garantia ao professor do município bolsa de até 70% do valor do salário para cursos de mestrado e especialização em qualquer faculdade do município. Além disso, traz os convênios existentes entre universidades brasileiras e estrangeiras, caso da Universidade de Lisboa. 

Na, o secretário contou à revista algumas estratégias utilizadas para favorecer à formação continuada. “Temos um grupo de professores formadores que recebe as demandas do pedagogo da escola ou do superintendente e detecta as necessidades do professor. A partir disso, produzem oficinas com temas diversos, separados por área. Os supervisores também acompanham para verificar as dificuldades que surgirem”.

Professor José Ribamar Torres
Professor José Ribamar Torres 

Paulo de Tarso Vilarinho - janeiro a junho de 2013
O professor Paulo de Tarso assumiu a Semec quando o prefeito Firmino voltou à Prefeitura. Ele substituiu o professor Paulo Machado na secretaria, que era da gestão do estão prefeito Elmano Férrer.

“O tempo que passei foi muito pouco, mas eu tenho que ressaltar o compromisso que as professoras têm com aqueles alunos, é a grande luz da educação. A educação de Teresina é boa, hoje tem mais de 300 escolas e centros de ensino e o milagre da educação acontece, acho que continua acontecendo, o milagre da educação infantil”, diz.

Professor Paulo de Tarso Vilarinho
Professor Paulo de Tarso Vilarinho 

“Na época que fiquei lá, seis meses, o pessoal tinha deixado um pouco desarrumada a casa, administrativamente, em pouco tempo conseguimos colocar em ordem, que foi a renovação dos contratos principalmente nas escolas que não são da Prefeitura, são patrocinas pela Prefeitura, que são as entidades filantrópicas, que passaram por maus momentos, por causa dos contratos que estavam vencidos, foi a grande confusão que peguei lá, foi isso ai, no mais, voltou a normalidade, mas a educação do Teresina sempre se sobressai”, concluiu.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco