Estudantes Seduc conquistam 15 medalhas na 54ª Jornada de Foguetes no RJ
Com 15 medalhas na bagagem, os Estudantes e Professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerraram suas participações na 54ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A delegação piauiense garantiu 9 ouros e 6 pratas ao competir com 16 equipes, representando o Estado na edição 2024.
Ao todo, 39 participantes viajaram até o Rio de Janeiro, entre os meses de agosto e outubro, com o objetivo de lançar seus protótipos a mais de 250 metros de distância na Jornada de Foguetes, após desempenho excepcional na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Além do lançamento dos foguetes, a programação incluiu palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas.
As últimas equipes a conquistarem premiações para o Piauí foram os estudantes e professores da 8ª turma no Nível 4 (Ensino Médio), entre os dias 21 e 24 de outubro. Em Barra do Piraí (RJ), o primeiro ouro foi conquistado pela equipe do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Pinheiro Machado, localizado em Teresina, que lançou o foguete feito de garrafa pet a uma distância de 281,3 metros.
A estudante Hilda Gomes de Freitas Neta esteve com os colegas Igor Claudino Estevam e Pablo Wendel Ribeiro Vasconcelos na competição que garantiu o pódio. “A experiência na Jornada de Foguetes é incrível pela troca de conhecimentos com os colegas de outros estados e monitores. Agradeço a nossa escola, Gerência Regional de Educação e Seduc pelo suporte para que nós conseguíssemos alcançar esta medalha de ouro. Foi perfeito”, celebrou Hilda.
O professor Wilton Pereira acompanhou os estudantes do Ceti na Jornada que garantiu o Ouro. “Em edições anteriores, conquistamos prata e agora somos campeões com 281,3 metros. É indescritível! Ao longo dos anos incentivamos os alunos a participarem e este resultado traz um ganho enorme para a sala de aula e nas relações que eles conseguem ter com alunos de todo o Brasil”, celebrou o professor.
A outra medalha de Ouro veio para o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeira Sousa, localizado em Teresina, com o lançamento do foguete construído pela equipe Astro com o lançamento de 305, 5 metros a distância. O foguete com alcance de 167 metros garantiu a prata para a equipe “Os Prodígios” do Ceti Raldir Cavalcante Bastos.
Na edição 2024, os estudantes da Seduc foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) ao conquistarem 658 medalhas, entre ouro, prata e bronze, no somatório das duas competições.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o saldo positivo dos estudantes piauienses na competição. "As medalhas conquistadas pelos Estudantes Seduc no Rio de Janeiro são resultados das estratégias de preparação do projeto Seduc Olímpica, que vem proporcionando o crescimento da quantidade de estudantes interessados e participantes das Olimpíadas, e também o aumento do número de medalhas e premiações", destacou.
Fonte: Seduc