Etapa será em Campinas/SP -

Estudantes piauienses são classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia

Trazendo mais destaque para a Educação do Piauí, 18 equipes de estudantes de escolas da Rede Pública Estadual foram premiadas com medalhas de prata e bronze pela 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Classificados na etapa estadual, agora os alunos se preparam para realizar a etapa nacional, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro na cidade de Campinas (SP).

Foto: DivulgaçãoEstudantes piauienses são classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia
Estudantes piauienses são classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia

Para a aplicação, é realizada a divisão de equipes de, no máximo, três estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. São estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, orientados por um professor da área de Geografia. A OBG conta com três fases estaduais (on-line) e uma fase nacional (presencial).

Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pinheiro Machado, localizado na zona sudeste da capital, foi a escola destaque por alcançar quatro medalhas de prata dentre as equipes que participaram. Para a estudante da 3ª série do Ensino Médio da escola e uma das medalhistas, Maria Júlia, o sentimento é de muito orgulho e felicidade pelo mérito obtido. “Nós tivemos uma boa preparação. Desde o início do ano, tivemos aulas e grupos de estudos para conseguirmos alcançar esse resultado positivo. A gestão e os professores nos incentivaram bastante e dedicaram seu tempo para orientar as equipes para essa olimpíada. Estamos muito felizes”, disse.

No município de Parnaíba, cinco equipes de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano conquistaram medalha de bronze. A estudante da 1ª série do Ensino Médio do CEEP Liceu Parnaibano da equipe “Liceu Informática”, Letícia Batista, revela que o auxílio dos professores foi essencial para a sua preparação. “Desde o começo, quando soubemos da OBG, ficamos muito nervosos e ansiosos. Nossos professores de Geografia fizeram um grupo de WhatsApp com todas as equipes da escola, onde nos passavam as informações, dicas e orientações sobre a olimpíada. Nós não esperávamos chegar tão longe e estamos muito felizes por ter conseguido conquistar essa medalha para a nossa escola e ter conseguido representar o nosso estado dessa forma. Foi realmente uma felicidade imensa quando vimos o resultado e que tínhamos sido bronze”, conta a adolescente.

No Ceti Cônego Cardoso, localizado no município de Castelo do Piauí, todas as três equipes que participaram da competição saíram premiadas. O estudante da 3ª série do Ensino Médio do Ceti Cônego Cardoso, Antônio Santos, destaca que participar da OBG foi de muita importância para a sua jornada de aprendizagem estudantil. “No processo de realização da olimpíada, nós tivemos diversos tipos de aprendizados, desde as pesquisas para responder as questões e as suas complexidades. Nos deram a missão de participar da prova, buscar conhecimentos e, assim, agregar aprendizado à nossa vida escolar. Participar, enquanto escola pública e pela primeira vez, foi um dever muito importante e nós temos aqui um sentimento de muita alegria. Só temos a comemorar por trazer essa conquista para a nossa equipe, para a nossa escola e para o nosso estado”, enfatizou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou o destaque que os jovens vêm alcançando nas olimpíadas de conhecimento. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de olimpíadas do conhecimento, competições esportivas, aprovações para o Ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos desses jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.

SOBRE A OLIMPÍADA

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos. O objetivo da olimpíada é criar um espaço de colaboração e possibilitar o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco