Estudantes do Liceu Parnaibano representam o Piauí na Olimpíada Brasileira de Robótica em Goiânia
Quatro estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, de Parnaíba, estão representando o Piauí na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Goiânia, de (11/11 a 16/11). A equipe, composta por Jullyana Marques, Eduardo Sousa, Jayna Pinto e Marcos Vinícius, conquistou a vaga na categoria Resgate Nível II após se destacar na etapa regional.
O time desenvolveu um robô capaz de resgatar vítimas em uma arena simulando prédios desmoronando, operando sem comandos externos. O projeto é fruto das aulas de robótica oferecidas desde a 1ª série do Ensino Médio no Ceti Liceu Parnaibano, que é pioneiro no ensino de robótica em escolas públicas estaduais do Piauí.
"Foi uma surpresa incrível classificar para a OBR. Estar aqui é maravilhoso", disse Jullyana, que agradeceu ao professor Assis pelo apoio. O professor Francisco de Assis Souza destacou que a participação na OBR marca um avanço importante para a escola e a educação pública no estado.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o compromisso da Seduc em expandir o ensino de robótica através do projeto Robótica Seduc + Tron, que já alcança mais de 15 mil alunos em todo o Piauí. "Essa conquista é resultado de investimentos em ciência e tecnologia para preparar os jovens para o futuro", afirmou Bandeira.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias