8 mil aprovados no estado -

Estudantes de escolas públicas se destacam no Sisu e comemoram primeiros lugares

Todos os anos, garantir uma vaga no ensino superior é o sonho de milhares de jovens brasileiros que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e lançam sua sorte no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mais de 8 mil estudantes foram aprovados no estado.

Para o SiSU 2020.1, o Piauí contou com 9.339 vagas presenciais, distribuídas entre UFPI, Uespi, IFPI e Univasf – Campus Serra da Capivara, somente entre as IES públicas. Para o Ensino Superior à distância, o Piauí terá 5.850 vagas, sendo 2.730 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3.100 para a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), as quais serão ofertadas no segundo semestre de 2020, quando será lançado o edital.

No Piauí, a conquista da tão sonhada vaga é motivo de alegria, orgulho e sensação de gratidão e dever cumprido após meses de muito estudo e sacrifício. Na rede estadual, alunos e até professores comemoram essa conquista tanto em universidades públicas do Piauí, como de fora do estado.

Um deles é o jovem Rick Oliveira Gomes Torres, estudante do Ceep José Pacífico de Moura Neto, em Teresina/PI. Ele têm motivos de sobra para comemorar após a sua aprovação em primeiro lugar no curso de História, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no regime de cotas.

Com entusiasmo, o adolescente de 18 anos falou sobre a sua aprovação e destacou a importância dos profissionais da rede pública para a seu tão sonhado resultado. “Sou extremamente grato pelo incentivo que recebi dos meus familiares e, principalmente, de todos os profissionais da escola em que tive a oportunidade de estudar. Sem dúvidas, eles foram essenciais nessa conquista”, declarou.

Rick Oliveira Gomes Torres aprovado em História
Rick Oliveira Gomes Torres foi aprovado em História, na Uespi   Divulgação

Ser professor e transmitir conhecimentos para outras pessoas sempre foram os sonhos de Rick. Ele ressalta a sua paixão pela História e fala sobre a relevância da disciplina para a aprendizagem. “Eu sempre acreditei que vivenciar a História é uma oportunidade incrível de entender o presente e projetar o futuro. Com a aprovação e entrada na Universidade, vou conseguir ter uma noção maior para futuramente ajudar e ensinar outras pessoas”, afirma.

Quem conseguiu aprovação no Sisu, em 1ª lugar, em Serviço Social, na Universidade Federal do Piauí, foi o estudante do CETI  Professor Raimundinho Andrade, Vaílson Moraes de Oliveira, de 23 anos. Ele é cadeirante e sempre estudou em escola publica. O jovem mora no povoado Água Fria, zona rural de Campo Maior.

 Vaílson Moraes de Oliveira foi aprovado em Serviço Social, na UFPI   Reprodução

Outro estudante de escola pública que ganhou destaque foi Pedro Henrique Moura, concluinte do ensino médio pelo CETI Mário Martins localizado no município de Picos. Ele foi aprovado em 1º lugar para o curso de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo de Pedro é seguir a carreira acadêmica e se tornar pesquisador. Ele orienta que os vestibulandos tenham foco, paciência e dedicação. “Frequentar as aulas não é o bastante. É preciso estudar bastante, focar nas disciplinas que tem mais dificuldade. Caso não consiga passar de primeira, meu conselho é ir tentando até alcançar o seu objetivo”, afirma.

Pedro Henrique Moura foi aprovado em Física, na UFPI
Pedro Henrique Moura foi aprovado em Física, na IFPI    Arquivo pessoal

O diferencial do Ensino Integral

Pedro cursou todo o ensino médio no regime integral, concluindo em 2019. Ele fala da importância do ensino integral no seu aprendizado e aprovação, bem como do apoio que teve de toda a escola. “O ensino integral foi importante na minha vitória e aqui na escola todos contribuíram para a minha conquista, dando macetes, dicas, tanto que consegui 780  pontos na redação, obtendo minha aprovação logo ‘de primeira’. Física é o meu sonho, me dediquei o ano inteiro para isso. Agora começo uma nova jornada, mas levarei minha escola e meus professores no coração”, diz emocionado, Pedro.

A diretora do CETI Mário Martins, Irai de Moura, também se emociona com a conquista de Pedro. “É gratificante vê-lo realizar seu sonho e perceber que todos os ensinamentos e dicas ultrapassaram os limites da sala de aula. O ensino integral tem essa característica, ele prepara o aluno de forma ampla, para a vida”, destaca a educadora.

O CETI Mário Martins comemora a aprovação dos alunos na primeira chamada das universidades públicas. “Estamos muito felizes. Também tivemos nossos alunos entre os cursos de química, ciências biológicas, licenciatura em física”, informa a diretora.

Veja quem ficou com os primeiros lugares:

  • Lucas Oliveira, estudante da U. E. Cipriano Vieira de Sá em Pajeú do Piauí, foi aprovado em 1º lugar, cotas, em Medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Bruno Sousa, estudante do Ceti Pinheiro Macchado, em Cocal/PI, foi aprovado em 1º lugar em Ciências Econômicas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Joice Araújo Fontenele, estudante do Ceti Castelo Branco, em Piracuruca/PI, foi aprovada em 1º lugar em Matemática, na Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Pedro Henrique, estudante do Ceti Castelo Branco, em Piracuruca/PI, foi aprovado em 1º lugar em Biologia no Instituto Federal do Piauí;
  • Rick Oliveira Gomes Torres, estudante do Ceep José Pacífico, Teresina/PI, foi aprovado em 1º lugar em História, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI);
  • Vaílson Moraes de Oliveira, estudante do Ceti Raimundinho Andrade, em Campo Maior/PI, foi aprovado em 1º lugar, cotas, em Serviço Social, na Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Pedro Henrique Moura Luz, estudante do Ceti Mário Martins, em Picos/PI, foi aprovado em 1º lugar, ampla concorrência, em Física, no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Resultado do Trabalho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza um extenso trabalho ao longo de todo o ano para preparar os alunos para os vestibulares. Prova disso são dos excelentes resultados desses estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, que garante o ingresso ao Ensino Superior.

O Pré-Enem Seduc, por exemplo, foi criado com o intuito de ajudar os alunos a revisar os conteúdos das disciplinas cobradas no exame e também de motivá-los e orientá-los para esta que é a principal porta de entrada para as universidades públicas.

Em 2019, foram realizadas grandes revisões tanto no interior quanto em Teresina, que atenderam milhares de alunos de todo o Estado, por meio de transmissões ao vivo pelo Canal Educação, TV aberta e rádio. Outra ação de grande importância foi a campanha Passe Livre, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), disponibilizou passes estudantis para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram em Teresina, para que estes pudessem trafegar gratuitamente no transporte público da capital, nos dias de aplicação das provas do Enem.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) também aproveita a oportunidade para parabenizar todos os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e reforça a importância de todos os profissionais da educação pública para as conquistas alcançadas.

Fonte: Com informações da Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco