Diversos materiais -

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Arraial do Piauí criam arte reciclável

Diversos materiais comumentes descartados receberam novas formas e usos ao serem reciclados pelas mãos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada em Arraial do Piauí, a 221 quilômetros de Teresina. O resultado deste trabalho foi exposto, nessa quinta-feira (20/06), na Mostra do Curso de Artesanato com Material Reciclável.

Com o estímulo à imaginação e criatividade, 30 estudantes da escola, com idade entre 15 e 70 anos, aprenderam as técnicas durante o curso para reaproveitar materiais realizado entre os dias 18 e 20 de junho. O curso é uma parceria da Secretaria da Educação (Seduc) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Piauí (Senar Piauí).

Materiais como latas, rolo de papel, isopor, caixas de papelão, potes de plástico, palitos de picolé e embalagens diversas ganharam vida ao serem transformadas em quadros, jarros e suportes coloridos para decoração.

Nas aulas, eles aprendem com os professores do Senar Piauí a trabalharem linguagens artísticas e preparam peças reciclando os materiais que normalmente seriam descartados, como relata a gestora escolar, Ednólia Pereira.

“O curso mostrou que podemos transformar o ambiente em que vivemos em um espaço melhor com o uso consciente do que consumimos e que podem ser transformados em arte. Mostramos para o nosso aluno da EJA que ele pode desenvolver suas potencialidades e se formar na área que desejar”, celebra a gestora.

Parceria

A parceria entre a Seduc e o Senar para Educação de Jovens e Adultos contemplou, no primeiro semestre, 1.455 estudantes em 87 municípios com disponibilidade de seis formações.

Os estudantes da rede pública estadual tiveram como opções os cursos de produção caseira de pães e bolos; culinária de pratos regionais; implantação de hortas caseiras; produção caseira de doces e salgados; produção de temperos e condimentos; e alimentação alternativa.

“Além da oferta de cursos oferecidos em parceria com outras instituições, a Seduc tem oferecido oportunidades para a formação técnica e profissional, fortalecendo a Educação de Jovens e Adultos, e resgatando as pessoas que estavam fora da escola para que elas voltem a sonhar com a transformação de suas vidas”, celebrou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Fonte: Governo do Estado

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco