Faculdade enviou nota -

Estácio nega diploma por falta de carga horária e estudantes contestam em Teresina

Alunos protestam contra a faculdade Estácio
Alunos protestam contra a faculdade Estácio    Arquivo pessoal

Os alunos do curso de Enfermagem do 10º período da faculdade Estácio, em Teresina, reclamam que a instituição resiste em entregar o diploma alegando que os alunos não possuem 75% da carga horário de estágio obrigatório.

Segundo os acadêmicos, desde do 2ª período que há estágios, pois o curso é 5 anos, e segundo eles, não pode se resumir a 2 meses de estágios, que é a quantidade de estágio que está faltando para se formar.

"Todas as faculdades de Teresina liberaram seus alunos para se formarem, flexibilizaram para ninguém sair prejudicados e nossa faculdade não se posiciona mediante a isso", relata um estudante.

Uma parte da turma já acionou na justiça e conseguiu uma liminar para antecipar a formação, mas a faculdade não cumpriu e recorreu conseguindo com um despachante pra derrubar a liminar.

"Eles não querem ajudar a gente não, todas as outras faculdade acataram a liminar anteciparam a colação e a nossa fez foi recorrer pra gente não se formar, além que as mensalidade ele não diminuíram o valor decorrente a pandemia. Estamos sendo lesados, porque nosso estudamos 5 anos para ser formar e ser um profissional, para atuar na área e ajudar as pessoas e no momento como esse seríamos essenciais para ajudar no combate à pandemia, só queremos nos formar e seguir nossa profissão. Isso a faculdade não quer nos dar!", desabafa um acadêmico.

Outro lado 

Em nota enviada a reportagem do 180graus, a Faculdade Estácio de Teresina diz que os alunos do Curso de Enfermagem ainda não alcançaram os 75% mínimos exigidos pela legislação vigente. Dessa forma, a instituição está legalmente impedida de antecipar a colação de grau destes alunos.

Veja na íntegra:

“A Instituição reafirma seu compromisso com seus alunos de propiciar a melhor formação, colocando a serviço de toda a sociedade profissionais capacitados para prestar os melhores serviços, especialmente se tratando de um curso da saúde, que vão cuidar de vidas.

Deve ser esclarecido que a Portaria do MEC 383/2020 e a Lei 14.040/20 exigem, como requisito mínimo para antecipação da colação de grau do curso de Enfermagem, o cumprimento de 75% da carga horária do estágio curricular obrigatório, além dos demais requisitos estabelecidos pelos Órgãos Superiores das Instituições de Ensino, dentro de sua autonomia didático-administrativa assegurada constitucionalmente.

Os alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Teresina ainda não alcançaram os 75% mínimos exigidos pela legislação vigente. Dessa forma, a Instituição está legalmente impedida de antecipar a colação de grau destes alunos.

Deve ser destacado que, diante das medidas de restrição de contato social impostas pela pandemia de COVID19, as atividades práticas de 2020.1 ainda estão em curso e não foram submetidas à avaliação para comprovação de aproveitamento, assim não podendo ser contabilizada como carga horária “cursada”.

A direção e a coordenação da instituição mantêm seus canais de relacionamento abertos e estão à disposição para auxiliar no esclarecimento de dúvidas e necessidades de cada estudante.”

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco