THE possui sistema próprio · 22/07/2019 - 17h20

Escolas Municipais recebem orientações sobre o Censo Escolar 2019


Compartilhar Tweet 1



Para garantir que todas as Unidades de Ensino Municipal de Teresina participem corretamente do Censo Escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está realizando, desde a última quinta-feira (18), durante todo o dia encontros com diretores no auditório José Reis Pereira na sede da própria Secretaria. Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área.

A equipe de Informática da SEMEC esta se reunindo em diferentes horários com grupos de gestores das unidades de ensino divididos por área da cidade. Ao todo, 310 diretores estão recebendo as orientações necessárias sobre os procedimentos de atualização das informações de suas escolas no sistema nacional. Os dados são referentes ao número de alunos matriculados, alunos transportados, estrutura física, livros didáticos, entre outros.

O coordenador do Censo Escolar, Samuel de Sousa Silva explica que Teresina possui um sistema próprio para manutenção dos dados, mas conta com a participação dos diretores para a atualização. “Temos um moderno sistema de gestão educacional onde as escolas não precisam se preocupar com o preenchimento dos dados do Censo todos os anos, a própria equipe da SEMEC faz essa migração. Apesar disso os gestores precisam verificar cada informação para confirmar que estejam atualizadas. Esse processo é essencial para garantir que os recursos corretos sejam destinados às escolas”, explica Carlos Augusto. O coordenador ressalta ainda que os gestores têm até o dia 26 para atualizar todas as informações.

Com a coleta do Censo Escolar anualmente, é possível pensar as políticas públicas voltadas para a educação básica com melhor definição do seu público, já que ajuda a montar um panorama da educação e a identificar as principais necessidades das escolas e redes de ensino. Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar dos alunos do ensino fundamental são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Comentários