Área de Meio Ambiente -

Escola de Pio IX tem projeto selecionado para Conferência Nacional

A Unidade Escolar Libâneo José de Carvalho, localizada na comunidade de Coivaras, município de Pio IX, teve o projeto selecionado para a etapa estadual da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A notícia foi divulgada nessa sexta-feira (27), pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que é a articuladora entre as 50 escolas participantes.

O tema deste ano é "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas". A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018.

O projeto da Unidade Escolar Libâneo José de Carvalho, intitulado “Reutilizando as águas como fonte alternativa para a escola”, foi avaliado pela Comissão da Organizadora Estadual (COE-PI) e Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente–PI. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de tratamento de água para sua reutilização nas bacias sanitárias e limpeza da escola, de modo a reduzir o desperdício de água que chega à escola por meio de carros pipas.

O interesse pelo projeto se deu após a divulgação da Conferência entre os professores e alunos. Em seguida, os alunos fizeram um trabalho de pesquisa e conscientização com a comunidade. A próxima etapa do projeto será a construção de um tanque com uma caixa de água. Nela será armazenada toda a água oriunda de pias e do bebedouro da escola. A caixa funcionará como uma estação para o tratamento da água que posteriormente será reutilizada.

De acordo com a diretora da escola, Conceição Sá, o objetivo geral do projeto é alertar para o desperdício de água. “Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos têm sido o foco de estudos. Diante de toda dificuldade que a nossa comunidade enfrenta por conta da seca e, consequentemente, da escassez de água, nós, da escola Libânio José de Carvalho, estamos tentando uma intervenção, buscando desenvolver ações que venham contribuir para diminuição do desperdício da água na escola por meio do tratamento e reuso das águas das pias e bebedouros”, finaliza a diretora.

Fonte: Com informações de Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco