Condução do fechamento -

Equipe técnica da Semec avalia Censo Escolar 2023

Gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais que integram a Secretaria Municipal de Educação (Semec), estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (08/02), no Centro de Formação   Odilon Nunes (Cefor). Na oportunidade, foi discutida a situação final do Censo Escolar. O encontro teve como um dos objetivos a necessidade de informações sobre os estudantes, onde cada unidade de ensino precisa informar o movimento e o rendimento dos alunos no que diz respeito ao ano letivo de 2023.

Foto: PMT

O levantamento apontará a situação do aluno, se ele foi transferido, deixou de frequentar ou é falecido. Já o rendimento refere-se à aprovação ou reprovação do estudante. Os dados são fundamentais para que se conheça a realidade das unidades de ensino e do alunado da Educação Básica. A pesquisa sobre a situação do estudante tem por finalidade coletar dados do rendimento e do movimento escolar ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar.

O Censo Escolar é uma importante ferramenta para o planejamento e a tomada de decisões no sistema educacional, sendo um instrumento para monitorar o desenvolvimento educacional do país, permitindo avaliar o impacto de políticas e programas implementados.

“É por meio destas informações que são desenvolvidas as políticas públicas do município e através delas que vem os recursos para a Rede Municipal. Temos que dar orientações para que os gestores coloquem as informações no Sistema Educacenso da forma mais fidedigna possível. O prazo estipulado para esse processo é dia 06/03 e no dia 15/04 é iniciado o prazo de 15 dias para possíveis correções. É preciso enfatizar que na última quarta-feira do mês de maio, terá início o prazo da primeira etapa do Censo Escolar 2024”, informa Carlos Augusto, coordenador municipal do Censo.

“O evento de hoje nos auxilia na condução do fechamento do censo escolar e especialmente no aprimoramento das dúvidas, para que possamos ter um resultado fiel. A ação foi bastante esclarecedora”, disse a gestora do CMEI Residencial Esplanada, professora Aurinéia Bezerra.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco