Em 104 cidades brasileiras -

Enem em formato digital começa com redação sobre desigualdades regionais

    Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela primeira vez em formato digital, foi iniciado às 13h30 deste domingo (31/01) em 104 cidades brasileiras. A nova modalidade traz algumas novidades para os participantes. A informação é do Metrópoles.

Embora a estrutura do exame seja igual a da versão impressa, as respostas serão feitas com o uso do computador de modo presencial nos locais indicados na Página do Participante.

Neste primeiro dia de exame, os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias e redação. Em relação à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder apenas as questões referentes ao idioma escolhido por ele (inglês ou espanhol) no ato da inscrição. Ao todo, o certame terá cinco horas e meia de duração.

Já no segundo dia, marcado para o dia 7 de fevereiro, os participantes serão examinados nas provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Nesta ocasião, o participante terá cinco horas para solucionar as questões.

Redação

Embora, com novidades para o formato de marcação de questões, a redação será feita como no exame de papel, redigida à mão. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou o tema da redação através de suas redes sociais: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.

Expectativas

De maneira progressiva, a expectativa é de que formato do Enem Digital seja implementado até 2026, a fim de melhorar questões logísticas e estimular iniciativas de introdução dos estudantes à cultura digital.

“O futuro é o Enem Digital. Pela primeira vez na história do Brasil, haverá uma aplicação em computador. Com isso, você não tem a impressão de provas, como na versão em papel. Além disso, isso nos possibilita uma velocidade muito maior para receber os resultados, com agilidade e flexibilidade”, pontuou o presidente do Inep, Alexandre Lopes, durante entrevista coletiva.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco