
Enem 2023: Inep vai divulgar o gabarito oficial nesta terça-feira (14/11)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) será divulgado nesta terça-feira (14/11), antecipando a data originalmente prevista para o dia 24, conforme constava no edital. Com informações do SBT News.
O gabarito incluirá as respostas das quatro provas objetivas: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Uma questão da prova realizada no último domingo (12 de novembro) será invalidada devido ao seu uso em uma edição anterior do exame.
O resultado final do Enem, contendo as notas de cada prova e da redação, será divulgado apenas em 16 de janeiro de 2024.
Diferentemente de muitos vestibulares, a pontuação no Enem não é simplesmente a soma de respostas corretas. Os avaliadores do Enem aplicam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota final. Esta teoria, utilizada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), é calculada em uma escala que funciona como uma régua, medindo o nível de conhecimento do participante.
O desempenho médio dos candidatos é situado no meio dessa escala, representando os 500 pontos. Assim, as questões da prova ocupam diferentes posições conforme o nível de dificuldade. Perguntas abaixo de 500 são consideradas menos desafiadoras para a maioria dos estudantes, enquanto aquelas acima de 500 são tidas como mais difíceis.
O método visa priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra as tidas como fáceis, é possível que tenha "chutado" as respostas, resultando em uma pontuação inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões fáceis, mas errou as mais complexas. Isso significa que duas pessoas com o mesmo número total de acertos em uma edição do Enem podem obter notas diferentes, conforme explicado pelo Ministério da Educação (MEC).
A nota da redação, por sua vez, não é calculada pela TRI. Cada texto é corrigido individualmente por milhões de avaliadores, que recebem até 200 redações por dia. Eles se comprometem a analisar mais de 150 textos a cada três dias, recebendo, a cada 50 redações, duas já avaliadas por uma equipe de especialistas. Essas redações servem para avaliar o desempenho do corretor.
Fonte: SBT News