112 estudantes participaram -

Em Picos, alunos do CETI Mário Martins encenam peças para crianças em Sarau Literário

As histórias infantis receberam uma nova interpretação com a dramatização dos textos pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Mário Martins, localizado no município de Picos, durante a edição V do Sarau Literário. As apresentações de teatro sobre os contos infantis aconteceram nas escolas municipais e no pátio da escola, na última sexta-feira (17/11).

Com luzes, figurinos e cenários que lembravam o imaginário mundo dos contos infantis, 112 alunos trabalharam por meses a interpretação dos textos e a forma de encenar os papéis dos personagens durante as aulas. Os estudantes tiveram o apoio dos professores Janaína Varão, de língua portuguesa, e Rivaldo Campos, de história, ambos idealizadores do projeto, e demais professores.

Na primeira apresentação das peças teatrais, o público atento a todas as falas e gestos foi formado por estudantes, de até 6 anos de idade, das escolas da rede municipal de Picos.

Segundo a gestora do Ceti Mario Martins, Iraí Silva de Moura, o projeto foi idealizado para incentivar a leitura. “De início foram escolhidas as obras literárias a serem trabalhadas, os alunos que interpretaram os personagens e iniciados os ensaios. Este foi um projeto rico em produções tendo como principal objetivo o incentivo aos estudantes terem maior contato com a leitura e que eles incentivassem a leitura nas escolas infantis”, explicou a gestora.

Todo cenário, produções e apresentações foram realizadas pelos alunos, com o auxílio dos funcionários da escola.

Mateus Oliveira Nunes, da 1ª série do Ensino Médio, participou dos espetáculos atuando como Lobo mau, na peça Chapeuzinho Vermelho, e Atim, na peça Branca de Neve e os Sete Anões.

“Além de atuar eu ajudei nas demais funções, como a ornamentação e ajudei organizando a escola junto com o corpo docente, preparando o ambiente para a devida festividade. O que mais me comoveu neste sarau foi o sorriso das crianças quando chegamos. A alegria delas contagiou a todos nós e esse sarau ficará para sempre em nossas lembranças”, lembrou o aluno.

O ato final das encenações foi realizado na sede do Ceti para toda a comunidade escolar com as apresentações das peças Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Sítio do Pica Pau Amarelo, Turma do Chaves, Turma da Monica, Os Palhaços e o Mágico.

O incentivo à prática de leitura e escrita dos estudantes no Ceti Mário Martins já rendeu em 2023 medalha de prata na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, da Seduc, menção honrosa no concurso de poesia da ALERP. e destaques nas notas da redação do ENEM.

Fonte: Seduc

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco