Semec -

Educação Inclusiva promove Oficina de Libras com professores

Trabalhar as estratégias voltadas para o bom desenvolvimento das ações voltadas para as Línguas de Sinais tem sido um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) que realizou na última segunda-feira(18/09) a “Oficina de Estratégias Bilíngues de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Português”, no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor). O evento foi articulado por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), com participação de professores formadores da Rede Municipal, dentre eles Thayane Freitas, Rafael Alves e outros.

Foto: Semec

Segundo Cássia Dias, coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, assim como a formação em Libras ofertada pela Secretaria, que abre novas turmas todo semestre, o evento de hoje é de crucial importância para a garantia da inclusão social do surdo a partir das turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). “É importante que o aluno surdo compreenda a língua de sinais e a língua portuguesa também, justamente por isso pensamos essa oficina, para que o professor esteja apto a ensiná-lo de forma bilíngue e ter alta eficiência no processo de aprendizagem da criança”, pontua.

A oficina faz parte da programação quinzenal da Semec de formações com professores da Rede Municipal de Educação, com abertura de turmas semestralmente. “Nós traçamos estratégias para amenizar a situação de exclusão educacional do surdo. Dar essa orientação a vocês, para que deem início ao processo de alfabetização bilíngue nas escolas”, ressalta a professora Thayane.

Dia 23 de Setembro é comemorado o Dia Mundial do Surdo, em alusão ao combate ao preconceito e à exclusão social que a comunidade sofre, além de celebrar as conquistas de direitos alcançados até aqui, como a obrigatoriedade de oferta de intérpretes em órgãos públicos e à implementação da educação bilíngue nas instituições de ensino. Além de uma parte introdutória, com um seminário sobre os perfis de pessoas surda, os tipos de surdez, os níveis de aprendizado que um aluno surdo irá demonstrar, o evento finalizou com uma dinâmica em grupos a partir da leitura e interpretação da sinalização em Libras.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco