Caminhos para o Prêmio Alfa-10 e o impacto positivo do SAEPI na Educação Pública Estadual
Principal ferramenta para análise da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas piauienses, o Saepi - Sistema de Avaliação Educacional do Piauí terá alcançado, em 2024, mais de 318 mil estudantes do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.
Os resultados colhidos dessa amostragem serão utilizados para melhorar os processos educacionais implementados e estabelecer fatores que contribuam para reduzir os índices de evasão escolar, retenção e distorção da relação idade/série, além de aprimorar a qualidade do ensino e elevar os índices educacionais do Piauí. As provas, que iniciaram no último dia 18 de novembro, seguem até o dia 29 deste mês. Durante toda esta semana a aplicação dos testes será voltada para as escolas das redes municipais.
Em São José do Divino, município localizado 233 quilômetros ao norte de Teresina, alunos da Unidade Escolar Francisco das Chagas Sousa, dirigida pelo professor Francisco José Sampaio, tiveram suporte constante durante todo o ano em preparação para a prova. “A preparação foi focada no acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos ao longo do ano. Realizamos um monitoramento constante do ensino e aprendizagem, com o objetivo de identificar as necessidades individuais de cada um. Executamos diversos projetos de intervenção, como simulados e tarefas específicas, com foco nas áreas as quais eles apresentaram mais dificuldades”, destacou o gestor da escola municipal.
O bom desempenho na avaliação está vinculado diretamente ao recebimento do Prêmio Alfa-10, que reconhece escolas públicas estaduais e municipais, com turmas de 2º ano do Ensino Fundamental e que tenham obtido, no ano anterior, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para Alfabetização (IDEPI Alfa), do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí - SAEPI.
Importância reconhecida pelo Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. “O prêmio valoriza a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno. Além disso, melhora os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino fundamental, provendo apoio pedagógico e financeiro às escolas de Ensino Fundamental que apresentam os menores resultados de aprendizagem”, explica o gestor.
O IDEPI-Alfa, por sua vez, é o indicador utilizado para calcular o prêmio e é obtido a partir dos resultados da avaliação externa de aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa reconhece as escolas que se destacaram na alfabetização de crianças. No ano passado, oito escolas receberam o prêmio, que pode chegar ao valor de R$ 80 mil, em incentivos. Escolas e prefeituras premiadas também receberam troféus.
Vencedores do prêmio em outras duas oportunidades, Professores e Estudantes da Unidade Escolar Francisco das Chagas Sousa reconhecem a importância da premiação. “O prêmio é o reconhecimento de uma trajetória de esforço coletivo, de constante aprimoramento das práticas educacionais e da adaptação às necessidades dos alunos. Para nós, essa conquista também representou uma motivação para continuarmos inovando e buscando oferecer novos caminhos para o ensino”, afirmou o diretor Francisco Sampaio.
Na escola, os recursos obtidos através do Prêmio Alfa-10 foram aplicados na atualização de equipamentos tecnológicos, melhorias na infraestrutura, capacitação de professores e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os profissionais da unidade também receberam bonificação, como reconhecimento pelo comprometimento com uma educação de qualidade.
Critérios de Premiação
Para se credenciar à premiação é necessário que a escola preencha alguns requisitos, como:
- Ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano de ensino fundamental regular;
- Ter obtido média no IDEPI Alfa situada no intervalo entre 8,5 e 10;
- Ter aprovação de, no mínimo, 90% dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental avaliados pelo Saepi;
- A rede (Estado ou Município) deverá ter um mínimo de 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do Saepi.
O prêmio Alfa-10 é ligado ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais de leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.
“Nós temos por missão promover apoio pedagógico e estrutural, bem como a criação de um ambiente saudável e de mútua colaboração entre as escolas, estimulando o engajamento dos profissionais da educação na busca de melhores resultados educacionais, em especial no que diz respeito a alfabetização na idade certa, e Prêmio Alfa-10 vem para corroborar com esse plano de atuação tão bem desenhado e aplicado pela Seduc”, pontuou Bandeira.
Fonte: Seduc