Matemática -

Atividades ligadas à matemática respondem por 4,6% do PIB brasileiro

Foto: SECOM

A matemática, base de descobertas e avanços científicos, transcende meros cálculos. Segundo estudo do Fundação Itaú com apoio do IMPA, ela representa 4,6% do PIB nacional, cerca de meio trilhão de reais.

Marcelo Viana, diretor do Impa Tech, destaca o desafio de aproveitar esse potencial, apontando para exemplos como França e Reino Unido, onde a matemática contribui com até 18% da economia.

Para impulsionar a educação nesse campo, o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro inauguram o Impa Tech, primeiro curso de graduação do IMPA. O evento contou com a presença do presidente Lula, que comparou o curso a "um gol de bicicleta".

O Impa Tech visa preencher lacunas históricas, formando profissionais capacitados em matemática e suas ferramentas para resolver os desafios do Brasil.

Além disso, destaca-se a importância da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) como estímulo à educação, sendo uma fonte para selecionar alunos para o curso de graduação em matemática do Impa Tech.

Ao incluir a Olimpíada Mirim de Matemática desde 2022, o IMPA agora acompanha os estudantes desde a educação básica até sua entrada no mercado de trabalho, reconhecendo o papel crucial dos professores nesse processo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco