"Importante aliar teoria à pratica" -

Alunos da UESPI acompanham dia de trabalho dos deputados na Alepi

Dezenas de alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foram recepcionados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), nesta terça-feira (28/05), no Plenário Waldemar Macêdo.

O presidente fez questão de explicar como é feito o trâmite das matérias, dos mais variados temas e interesses sociais, desde a leitura no pequeno expediente, passando pelas comissões técnicas, até a aprovação final no Plenário, para posterior envio à sanção do Poder Executivo.

Os alunos visitaram a Ouvidoria da Alepi e acompanharam o trabalho dos parlamentares, desde as discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) à votação das matérias da ordem dia e discursos na sessão plenária.

Foto: Reprodução/ AlepiDeputado Franzé Silva explicando com funciona o trabalho para alunos da Uespi

A responsável pela visita, professora Auricélia Melo, ressaltou a riqueza da experiência para os alunos, que estão cursando as disciplinas de constitucional e administrativo. “Só a aula de conteúdo não atrai mais o aluno. É cada vez mais importante aliar a teoria à prática”, explicou.

Para João Marcelo Lacerda, aluno do 3º período, essa é uma experiência que jamais será esquecida. Já Ludmilly Araújo, do 2º período, ficou impressionada com o trabalho da CCJ, que discute a constitucionalidade de todas as matérias que tramitam na Casa.

“A gente percebe o cuidado do Legislativo de garantir que as leis que vão afetar todo um contexto social sejam constitucionais. Conhecemos a estrutura e, quem sabe, alguns de nós possam ser servidores da Casa futuramente”, pontuou o aluno Jucivaldo Victor.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco