Presença da reitora · 18/11/2021 - 12h21

Administração Superior e Suparc visitam obras do Núcleo de Energias Renováveis da UESPI


Compartilhar Tweet 1



Nessa quarta-feira (17/11) ocorreu a visita às obras dos dois complexos do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro de Formação Antonino Freire – Teresina.

O momento contou com a presença da reitora em exercício da Uespi, Rosineide Candeia, o professor e coordenador do Núcleo, Juan Aguiar, e a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), Viviane Moura.

O Núcleo está sendo construído para benefício de todo os alunos da instituição. “É um espaço para toda a Uespi e para todos os cursos. Aqui vai comportar em torno de 300 pessoas, que é muito superior a muitos laboratórios. Algumas sala poderão atender 40 alunos, somando às sala de laboratório, fica em torno de 300 alunos, que podem estar trabalhando em diversos projetos”, afirma o coordenador Juan Aguiar.

O Nufperpi conta com cinco laboratórios, que são divididos em dois complexos. O primeiro complexo será o de Estudos de Energias Renováveis (CER), com espaço para dois laboratórios e um centro de monitoramento de estudos remotos. O outro espaço leva o nome de Complexo de Estudos de Telecomunicações (CTEL). O Nufperpi também contará com uma sala multiuso, onde serão desenvolvidos trabalhos teóricos, treinamentos, cursos de extensão e socialização de pesquisas.

A visita contou com a presença de alunos do Núcleo de Energias Renováveis do Piauí ( Nufperpi). Os estudantes expressaram expectativa com o desenvolvimento da reforma. A aluna Kailane Sousa, do curso de Engenharia Civil, relata que a expectativa para o complexo é grande. “Essa experiência de laboratório vai mudar tudo para a nossa pesquisa. Eu faço parte do Nufperpi e, com uma estrutura, vai ser melhor para o desenvolvimento das pesquisas”, disse.

A construção do Núcleo é um projeto financiado através do retorno social das concessionárias de energia limpa do estado, nos projetos com a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) e a Piauí Conectado.

Viviane Moura disse está bem satisfeita com o avanço da reforma. “Que esse espaço sirva de inovação e planejamento de futuro, que esse dois núcleos sejam capazes de formar pessoas para o mercado de trabalho”, comentou durante a visita.

A construção do Núcleo vai aprimorar os estudos de pesquisa e extensão de alunos e professores, além de gerar serviços de formação de mão de obra especializada para comunidade. A contribuição da Uespi nesse projeto será na gestão,  no conhecimento acadêmico e encaminhando dos alunos para o mercado de trabalho.

A reitora em exercício Rosineide Candeia destacou que o Núcleo tem impacto bastante positivo na formação dos estudantes e no desenvolvimento de projetos voltados para energias renováveis no estado. “Foi uma grande parceria do estado com a Universidade.  O Núcleo será uma grande contribuição na formação profissional dos alunos da UESPI”, finaliza.

A previsão de conclusão das obras é para final de 2021,  para que em janeiro os alunos já possam usufruir dos complexos.


Fonte: Governo do Piauí

Comentários