Crescimento de 3,4% em 2024 -

“Vamos abrir oportunidades para muita gente crescer”, afirma Wellington Dias sobre alta do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou crescimento de 3,4% em 2024 em relação a 2023, totalizando R$ 11,7 trilhões no ano. O PIB per capita chegou a R$ 55.247,45, com avanço real de 3% frente ao ano anterior. As informações foram divulgadas,  nesta sexta-feira (07/03), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo o IBGE, sob a ótica da demanda, o aumento no poder de consumo das famílias em 2024 é a maior influência no crescimento do PIB. A Despesa de Consumo das Famílias avançou 4,8% em relação ao ano anterior.  

O crescimento é resultado da soma dos esforços do Governo Federal, que envolve a melhora no mercado de trabalho, aumento do crédito, juros mais baixos e programas governamentais de transferência de renda. A Despesa do Consumo do Governo, por sua vez, cresceu 1,9% no ano.

“O aumento do PIB  significa mais empregos, mais renda e um país que não para de crescer, apesar das dificuldades globais, e que não deixa de dar as mãos para os mais vulneráveis.” declarou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Vamos continuar a trabalhar pelo crescimento econômico e social, reduzindo a pobreza e combatendo a fome. Vamos abrir oportunidade para muita gente crescer e ter as condições de dignidade”, acrescentou. 

Foto: Roberta Aline/MDSWellington Dias
Ministro Wellington Dias


Programas de transferência de renda também trazem consequências benéficas para o crescimento econômico. A pesquisa "Cash Transfers and Formal Labour Markets – Evidence from Brazil" avaliou o impacto do programa e apresenta evidências robustas de que o Bolsa Família produz efeitos indiretos positivos na atividade econômica local. De acordo com o estudo, além de combater a pobreza, o programa tem efeitos multiplicadores pelo estímulo que dá à demanda local e ao emprego, inclusive de não beneficiários. A cada dólar investido no PBF, são gerados outros 2,16 na economia.

Brasil entre as maiores economias

O crescimento do Brasil ficou entre os maiores registrados entre as economias mais relevantes, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil aparece em quinto, atrás apenas de China, Costa Rica, Rússia e Dinamarca, e à frente de Espanha, Turquia, Polônia, Estados Unidos, Lituânia, Noruega e Coreia do Sul, que aparecem na sequência.

"PIB crescendo é mais emprego e renda na mão dos brasileiros e das brasileiras. 2025 é o ano da colheita", postou o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais.

Fonte: MDS

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco