Saiba mais -

Projeto do Sebrae prevê criação de Instância de Governança do Turismo no litoral do Piauí

Como forma de fomentar e alavancar o turismo no litoral piauiense, o Sebrae desenvolve o projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios. Esse projeto prevê atividades de capacitação, governança, inovação e sustentabilidade no roteiro turístico, que reúne destinos no Piauí, Ceará e Maranhão.

Entre as próximas ações do projeto está a criação de uma Instância de Governança em Turismo (IGT), envolvendo empresários e poder público.

“Essa instância é o primeiro passo para ações integradas e focadas na consolidação da atividade turística, importante motor do desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental. Para iniciar esse trabalho, a mobilização e a sensibilização de empresários e gestores é fundamental”, ressalta a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

A IGT reunirá representantes do poder público e privado para discutir temas pertinentes ao turismo local. Serão grupos de composição múltipla e diversificada, com perfis diferentes de pessoas envolvidas na cadeia turística. O foco é apresentar soluções para as demandas e desafios do setor.

De acordo com Isabela, para esclarecer dúvidas dos empresários e lideranças dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia foi elaborada uma cartilha, com informações claras de como implantar uma IGT na prática, detacando etapas a serem seguidas e principais aspectos de formalização da Instância.

“A previsão é que o processo de institucionalização da IGT do Polo Turístico Costa do Delta seja finalizado até o final do ano. Com isso, poderemos dar novos passos no território, pleiteando melhorias e ações para a promoção do desenvolvimento local”, acrescenta Isabela.

OUTRAS AÇÕES DO PROJETO

O Sebrae no Piauí e as secretarias municipais de turismo do litoral elaboraram o Plano Estratégico de Mercado, que norteia as ações de desenvolvimento na faixa litorânea do Estado.

Recentemente, foram lançados também o Portal Piauí Litoral e o Mapa Virtual do Turismo Náutico do Litoral do Piauí. O Portal – www.piauilitoral.com.br – reúne informações sobre hospedagem, gastronomia, atrativos e experiências, além de notícias sobre os quatro municípios que compõem a Rota das Emoções no Estado. Já o Mapa – turismonauticodolitoraldopiaui.mapavirtual.com.br, traz todos os atrativos náuticos, com descrição, fotos e vídeos. Os visitantes podem fazer login no aplicativo, utilizando uma rede social, para avaliar e inserir comentários sobre os produtos e equipamentos apresentados.

Comentários