Através do SENAR-PI · 11/01/2019 - 10h41

Programa promove a transformação das mulheres no campo


Compartilhar Tweet 1



O protagonismo feminino no campo tem se destacado e hoje é possível observar os avanços nos municípios onde o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - regional Piauí  atua, através do programa Mulheres em Campo, que prioriza o empoderamento e o empreendedorismo feminino.

O programa desenvolve competências de empreendedorismo, gestão e orienta na descoberta do potencial de cada participante, bem como ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

Participantes do município de Jerumenha - PI concluíram o curso e garantem que  seus negócios evoluíram utilizando técnicas de empreendedorismo e aspectos de liderança apreendidas por meio da metodologia aplicada e da troca de experiência entre elas.

“O programa foi o suporte que precisávamos para nos aperfeiçoamos e investirmos nas nossas atividades , faltava o incentivo e a determinação e o curso fez tudo isso - nos juntou, capacitou, incentivou e estamos aqui com toda a determinação e coragem para irmos em frente” comemora Ediane Martins. Mais do que o ensinar, o Mulheres em Campo resgata a autoestima e apresenta possibilidades de independência financeira e auxílio na renda familiar. Segundo a instrutora Fátima Leite, trabalhar com o programa é uma experiência única porque envolve a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O Programa tem uma metodologia simples, durante as aulas conseguimos visualizar a empolgação das participantes no momento que elas começam a enxergar que a sua propriedade pode dar um retorno financeiro melhor do que o que já tinha sido trabalhado”, disse.

Para Reizimar Miranda os resultados alcançados foram bastante positivos. A participante iniciou seu negócio de docinhos e criou a marca “Delícias da Reizi” e, segundo ela, tem sido um sucesso. “Reformulei da receita de docinhos da apostila, apostei na minha criatividade, coloquei minhas ideias e deu certo”, ressalta.

Em 2018, o Mulheres em Campo formou 10 turmas distribuídas nas cidades de Jerumenha, Oeiras, São João do Arraial, Esperantina, União e Canavieira. O objetivo do SENAR – PI é expandir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento das áreas rurais para tanto, está previsto para este ano, a abertura de mais 20 turmas.

 


Comentários