
Preço da carne cai 2,7% no acumulado nos 3 primeiros meses do ano
O preço das carnes manteve uma tendência de queda em abril, com variação abaixo da inflação do período. É o que mostra o IPCA, que mede a inflação geral da economia no país. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o preço da carne bovina registrou uma queda de 2,7%. Segundo reportagem do Jogo do Poder.
"O primeiro fator é a queda das exportações para a carne da China, ou seja, a China diminuiu muitas das importações, principalmente da carne bovina. E isso fez com que houvesse uma oferta no mercado interno e aí essa oferta diminuiu por isso a carne aqui no mercado interno para o Brasil", disse João de Deus, vendedor.
De acordo com o IBGE, em abril, o IPCA geral subiu 0,61%. Já o preço da carne caiu 0,41% no período. As carnes que mais tiveram redução no preço foram a picanha, capa de filé bovino e peito bovino.
A previsão é de que haja uma redução de até 4% no valor de mercado da carne no país até o final deste ano. É o que revela um levantamento feito pelo Santander. De acordo com essa pesquisa, essa mudança nos preços está diretamente relacionada ao chamado ciclo do gado. Vai ter tanta carne à disposição dos brasileiros que a roupa pode chegar a ser comercializada no país até o final de 2023 a R$ 240. Esse é o menor valor desde junho de 2019.