Plenário do Senado aprova empréstimos de 118 milhões de dólares para o Piauí
O Senado Federal, em sessão realizada nesta terça-feira (14/11), aprovou nove projetos de resolução autorizando operações de crédito externas com a garantia da União. Estas operações, que já haviam passado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), destinam-se ao programa “Piauí Sustentável e Inclusivo”.
Todos os textos aprovados seguirão para a promulgação. Os recursos, no valor total de 118 milhões de dólares, têm o intuito de financiar o Projeto Integrado de Segurança Hídrica, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Socioprodutivo da Bacia dos rios Piauí e Canindé.
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) comemorou a aprovação destacando a relevância dos empréstimos para a segurança hídrica da região semiárida do Piauí, onde há escassez de recursos hídricos.
O secretário Estadual de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que o programa abrangerá 138 municípios da bacia hidrográfica dos rios Piauí e Canindé.
O projeto visa aumentar a disponibilidade hídrica para consumo humano e agrícola, recuperar áreas vegetativas em bacias hidrográficas, fortalecer a resiliência dos ecossistemas contra secas e enchentes, melhorar o saneamento básico rural e apoiar práticas inovadoras na agricultura, entre outros objetivos.
Fonte: Agência Senado