
Novas regras do IRPF 2025 serão divulgadas pela Receita Federal
As normas para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2025 serão anunciadas nesta quarta-feira (12/03) pela Receita Federal. O órgão informará os valores de renda que exigem a declaração, possíveis alterações nas regras de isenção, modelos de formulários e os períodos para envio das declarações.

Os contribuintes já podem começar a reunir os documentos necessários, especialmente os que comprovam a renda. Vale lembrar que o prazo para as empresas entregarem os informes de rendimentos relativos ao ano de 2024 terminou no dia 28 de fevereiro.
O lançamento das novas diretrizes do IR ocorrerá no auditório do Ministério da Fazenda, com a presença de autoridades como Gustavo Andrade Manrique, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento; Juliano Neves, subsecretário de Gestão Corporativa; José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025; e Ariadne Fonseca, da diretoria de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro.
Após o evento, será realizada uma coletiva de imprensa, que também será transmitida ao vivo pelo YouTube.
Em 2024, foram recebidas 42,4 milhões de declarações do IR dentro do prazo, um crescimento de 102,9% em comparação com 2023. Naquele ano, os moradores do Rio Grande do Sul tiveram um prazo estendido devido às enchentes que atingiram o estado.
No ano passado, a restituição do Imposto de Renda foi distribuída em cinco lotes, nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. A Receita Federal prioriza a ordem de entrega das declarações, mas também dá preferência a idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças graves, professores e quem opta pelo recebimento via Pix.
Isenção para Renda Mensal de até R$ 5 mil
No dia 27 de setembro de 2024, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil estarão isentos do Imposto de Renda. Contudo, a medida só entrará em vigor a partir de 2026, após aprovação pelo Congresso Nacional.
Fonte: Metrópoles